O que podemos aprender com as ciências tradicionais dos indígenas?

Para atingir um desenvolvimento amazônico sustentável, inclusivo, socioambiental e economicamente próspero, é fundamental não só reconhecer e respeitar os direitos dos povos originários, mas o conhecimento tradicional que eles detêm.

Por isso, o Amazoniar discute na próxima quinta-feira (01/07), a partir das 14h (horário de Brasília), a importância das ciências tradicionais e o que a sociedade pode aprender com elas.

Participam do debate a líder indígena da etnia Wapichana e gestora ambiental do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Sinéia do Vale, e o pesquisador sênior no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Antonio Donato Nobre. A moderação será feita pela pesquisadora do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), ponto focal dos projetos ligados à pauta indígena na instituição, Martha Fellows.

O evento será transmitido pela plataforma Zoom, com tradução simultânea para o inglês. Clique aqui para acompanhar.

Sobre o projeto

O Amazoniar surgiu com o intuito de promover um diálogo global sobre a floresta amazônica, a fim de ampliar o debate a respeito de sua influência entre a relação do Brasil com o resto do mundo.

No segundo ciclo, o foco principal são os povos indígenas e o seu papel como principais aliados no combate ao desmatamento e na conservação da floresta, sua contribuição para a ciência e para a cultura, bem como seu impacto no desenvolvimento sustentável da região. Os encontros desta temporada estão marcados para ocorrer duas vezes ao mês até o dia 15 de julho.

Confira o calendário dos próximos episódios e os temas a serem abordados:

1º de Julho – Ep 09: O que podemos aprender com as ciências tradicionais?

15 de Julho – Ep 10: Integração Pan-amazônica: inúmeras culturas em um só bioma.

Assista aos episódios anteriores aqui.

PUBLICADO POR:  IPAM AMAZÔNIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *