ONU desenvolve projeto em saúde e bem-estar para os povos indígenas no Brasil

Série de vídeos mostram trabalho realizado com sete etnias residentes na Amazônia e no estado de Roraima; povos indígenas representam 5% da população mundial, mas estão entre os 15% mais pobres.

Opas – Indígena recebe vacinação COVID-19 no Brasil – Postada em: ONU

As Nações Unidas no Brasil e o Escritório da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, no país estão cooperando em um projeto de informação para povos indígenas*.

O objetivo é desenvolver a educação para a saúde e o bem-estar das populações indígenas com uma abordagem pedagógica, multilíngue e intercultural.

© Acnur/Viktor Pesenti – Magdalena com sua família na comunidade indígena de Tarauparu. Os vídeos mostram o trabalho realizado com sete etnias indígenas – Postada em: ONU

Vídeos 

A iniciativa divulga informações que fomentam a proteção dos povos indígenas no Brasil, especialmente os afetados pela crise provocada pela pandemia de Covid-19.

Os vídeos mostram o trabalho realizado com sete etnias indígenas, todas residentes na Amazônia e em Roraima: Wapichan, Ticuna, Yanomami, Ye’kwana, Macuxi, Taurepang e Warao.

Em comunicado, a agência diz que a produção de vídeos na língua materna de cada população tem sido um processo essencial para preservar seu patrimônio imaterial.

Os vídeos promovem direitos e saberes tradicionais, aumentam a conscientização sobre sua riqueza cultural e o contato entre as populações indígenas e a sociedade.

A ação destaca prevenção e tratamentos para doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, hepatites virais e Covid-19.

Direitos 

A Unesco está empenhada em proteger os direitos dos povos indígenas.

Além disso, de acordo com a Agenda 2030, a Organização pretende garantir que eles não fiquem para trás na construção de um futuro melhor, mais sustentável e mais justo para todos.

Os povos indígenas representam 5% da população mundial, mas estão entre os 15% mais pobres.

Estas populações enfrentam desafios como o aumento da migração, desvantagem educacional, pressão para assimilar outros valores culturais, violência de gênero e outras formas de discriminação e acesso limitado a serviços de saúde e emprego.

Covax 

E numa nota separada, a Organização Pan-Americana da Saúde informou que o Brasil recebeu mais de 840 mil doses da vacina Pfizer, como parte da iniciativa  Covax, das Nações Unidas.

Este novo lote soma-se a mais de 5 milhões de doses que o país já tinha obtido da Covax, que promove a distribuição equitativa de vacinas no mundo.

O plano é de um novo envio de mais 4 milhões da AstraZeneca nas próximas semanas ao país.

Até o momento quase 79 milhões de pessoas já foram vacinadas no Brasil.

PUBLICADA POR:  ONU NAÇÕES UNIDAS  *Com informações da ONU Brasil e Unesco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *