Nota de Esclarecimento sobre funcionária usando máscara da SESAI negociando ouro em Boa Vista (RR)

Nota de Esclarecimento sobre funcionária usando máscara da SESAI negociando ouro em Boa Vista (RR)

Diante da denúncia da Agência Amazônia Real, sobre uma funcionária usando máscara da SESAI flagrada negociando ouro em Boa Vista (RR), o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami esclarece que:

O DSEI não teve acesso à referida reportagem. A funcionária mencionada foi admitida como técnica de enfermagem no DSEI Yanomami, por meio de processo seletivo de conveniada, em 01/09/2016.

Atualmente, encontra-se lotada no Núcleo de Análise da Situação de Saúde na sede do DSEI YANOMAMI e, no período de 01 a 16/05/2021, entrou em área indígena complementando a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI), para realização de ações de saúde e vacinação.

O DSEI Yanomami informa que não coaduna com práticas ilícitas de qualquer natureza e encontra-se à disposição das autoridades para prestar todas as informações necessárias para o esclarecimento do caso.

Ratifica-se ainda que este Distrito é uma instituição que presta atenção básica de saúde às populações indígenas e prima pela correção de atitudes no restrito cumprimento da lei. Em relação à troca de vacina contra a Covid-19 por parte de funcionários da SESAI por ouro, o Distrito Yanomami reafirma que não compactua com a comercialização de insumos em troca de qualquer benefício entre garimpeiros e profissionais.

POSTADA EM: Notícias Sesai — Ministério da Saúde (www.gov.br)