Monitoramento por satélites mostra como áreas desmatadas estão sendo utilizadas

Através de imagens adquiridas por satélites, é possível monitorar que tipo de uso está sendo feito nas áreas desmatadas

Postada em: EBC Rádios

Nesta edição do Brasil Rural, o pesquisador Claudio Almeida fala sobre o levantamento que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em parceria com a Embrapa, fizeram para identificar qual o tipo de atividades estão sendo realizadas em áreas desmatadas.

Segundo o pesquisador, as duas instituições uniram esforços no projeto chamado TerraClass para monitorar, através das imagens fornecidas por satélites, qual o tipo de uso estão dando para as áreas desmatadas (se é agricultura ou se são pastagens, por exemplo), especialmente na Amazônia e no Cerrado. O objetivo é fornecer dados oficiais sobre o uso e cobertura da terra ao Governo Federal e qualificar o desmatamento das áreas.

“Têm diferentes satélites em órbita, e cada satélite, ou cada conjunto de satélites, tem características próprias…. Nesse projeto TerraClass, a gente trabalha com uma série americana, ela tem imagens com resolução de 30 por 30 metros, e a cada 16 dias ele revisita a mesma região”, explica o coordenador do projeto.

Ouça a entrevista no player acima.

PUBLICADO POR:  EBC RÁDIOSBrasil Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *