Embrapa Roraima e parceiros lançaram Polo Cafeeiro de Roraima

Na última sexta-feira (28), a Embrapa Roraima em parceria com Associação dos Empreendedores Rurais do Bonfim (AERBON), Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e Prefeitura de Bonfim lançaram o “Polo Cafeeiro de Roraima”.

O lançamento do Polo aconteceu na Fazenda 3S, do produtor Samuh Sampaio, onde está instalada a sede da AERBON município de Bonfim e contou com a presença de Otoniel Duarte, Chefe-Geral da Embrapa Roraima, Lourenço Cruz, Chefe-Adjunto substituto de Transferência e Tecnologia (TT), Marlon Buss, secretário-adjunto da SEAPA, Newton Brashe, secretário municipal de Agricultura, Romualdo Feitosa, secretário municipal de infraestrutura e obras, Regina Oliveira, Representando o Superintendente Federal de Agricultura – SFA/MAPA, Kelton Oliveira, presidente da Agência de defesa Agropecuária (ADERR), demais parceiros, produtores e técnicos agrícolas.

De acordo com Otoniel Ribeiro Duarte “o lançamento do Polo Cafeeiro é o resultado dos esforços da Embrapa e instituições parcerias. O início do plantio de cafés Robustas Amazônicos com os associados da AERBON é um marco para agricultura familiar de Roraima que além do café ainda vão poder diversificar sua produção com outros cultivos em consórcio”.

Após a solenidade de abertura do Polo Cafeeiro as autoridades presentes realizaram o plantio simbólico das primeiras mudas de cafés Robustas Amazônicos, iniciando assim o plantio do Polo.

Serão entregues 10 mil mudas de Cafés Robustas Amazônicos para 22 agricultores associados da AERBON do PA Caju do Município do Bonfim/RR.

O Samuh Sampaio, presidente da AERBON, ressaltou a importância do projeto para desenvolver a agricultura familiar: “Com o plantio do Café também vamos poder diversificar com outras culturas como graviola e caju e quem sabe futuramente instalar nossa fábrica de café para desenvolver nosso Município”.

A implantação e o desenvolvimento das lavouras serão acompanhados por técnicos da Embrapa Roraima, SEAPA e das Secretarias Municipais, que passaram por capacitação realizada pela Embrapa Rondônia e agora irão monitorar o andamento das atividades. Segundo Jayne Pereira, técnica da SEAPA, eles irão acompanhar todos os plantios junto aos produtores, com assistência técnica para garantir o desenvolvimento padronizado para todos agricultores.

Assessoria de Comunicação
Embrapa Roraima Contatos para a imprensa

Telefone: (95)99905-2345

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *