Ecoamazônia 30 anos

O dia 05 de junho de 2021 marca o Dia Mundial do Meio Ambiente – criado pela ONU em 1972, e o aniversário da Ecoamazônia – Fundação para o Ecodesenvolvimento da Amazônia – criada em 1991.

O deferimento do Estatuto com a aprovação e homologação pelo Ministério Público da União – Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – via Coordenadoria de Tutela das Fundações, ocorreu em 02 de outubro de 1991.

A Ecoamazônia surgiu de um sonho de podermos criar e participar de uma instituição não governamental independente, transparente e preocupada com o equilíbrio entre o desenvolvimento e a conservação da Amazônia.

Conseguimos nestes 30 anos, após muito esforço juntamente com nossos colaboradores, criar em nossa instituição um grande sentimento de brasilidade e patriotismo, para que a Amazônia brasileira venha a se desenvolver com harmonia entre o meio ambiente e a sua exploração sustentável.

A Ecoamazônia é totalmente independente de fatores políticos, ideológicos e econômicos contrários à soberania da Amazônia brasileira, já que em sua trajetória não recebeu recursos oficiais e muito menos de instituições nacionais e estrangeiras, sendo mantida às custas de seus dirigentes e desenvolvendo como linha principal ações de educação ambiental, participação em conselhos comunitários e oficiais e desenvolvendo a disseminação de informações atualizadas sobre a região amazônica através de seu site oficial na internet iniciado a partir de 2006.

Era um site pouco interativo, a média mensal de acessos não atingia 100 visualizações. Apresentava textos de autoria de seu presidente sobre a Amazônia, o Zoneamento Econômico Ecológico e sobre aspectos do meio ambiente e dos recursos naturais de Roraima. Esses textos ainda estão disponíveis  e podem ser acessados pelo link: Publicações | Ecoamazônia (ecoamazonia.org.br)  

Em fevereiro de 2011 foi implantada a nova versão do site da Ecoamazônia, mais interativa, com constante atualização, seja de material próprio, seja de colaboradores em geral. Havia uma expectativa de 150 visualizações diárias, em média, e uma média mensal de 4500 visualizações.

Hoje o site apresenta mais de 12.700 postagens, uma média diária de 187 visualizações e uma média mensal superior a 5600 acessos.

 

A evolução da audiência do site pode ser assim demonstrada:

os dados estão atualizados até 04 de junho de 2021, 17h00.

Enfim, através desta Presidência e dos membros do Conselho Curador gostaríamos de agradecer a todos vocês internautas e colaboradores que com o seu apoio nos ajudaram a consolidar esta instituição que sempre defenderá a soberania irrestrita sobre a Amazônia que é e será sempre de todos nós brasileiros.

Prof. Jaime de Agostinho – Presidente da Ecoamazônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *