18ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 03 de julho de 2021, sábado, a 18ª Tertúlia Portugal Brasil, sob o tema:  “A importância da história militar brasileira na elaboração de estudos para a implantação do turismo militar no Rio de Janeiro e no pantanal mato-grossense.”, tendo como convidado o Cel. Antonio Ferreira Sobrinho

O grupo de trabalho transnacional capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal, promove, no próximo dia 03 de julho de 2021, a “18ª Tertúlia Portugal Brasil.”

18ª TERTÚLIA PORTUGAL-BRASIL
SÁBADO, dia 3/julho/2021,
22h00 – 23h40 (hora de Portugal) / 18h00 – 19h40 (hora de Brasília),

TEMA: “A importância da história militar brasileira na elaboração de estudos para a implantação do turismo militar no Rio de Janeiro e no pantanal mato-grossense.”

Convidado apresentador: Cel. Antonio Ferreira Sobrinho

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465 

RESUMO DA APRESENTAÇÃO 

A participação do Cel Antonio Ferreira Sobrinho, pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx), integrante da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), pretende demonstrar que os conteúdos militares (campos de batalha, cemitérios, monumentos votivos, História Militar, Unidades Militares, Museus Militares) e os acervos (documentais, imagéticos e tridimensionais) relacionados à História Militar do Brasil, desde o período colonial até os nossos dias, podem ser usados para a implantação do Turismo Militar e de atividades correlatas, particularmente em duas regiões turísticas já consagradas pelo mercado nacional e internacional: a cidadela fortificada do Rio de Janeiro e a região do Pantanal matogrossense.
Pretende, também, traçar estratégias que estabeleçam uma relação sustentável e empreendedora entre as Organizações Militares do Exército Brasileiro (sediadas nas áreas selecionadas e detentoras de atrativos turísticos), organismos estaduais e municipais e empresários do ramo turístico e da cultura.

O seu Currículum Vitae:
Chefe da Seção de Pesquisas Históricas do CEPHiMEx. Possui Graduação em Ciências Militares na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), 1971. Mestrado em Aplicações Militares na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO),1982. Doutorado em Ciências Militares na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), 1986, e Pós-Graduação Lato Sensu em História Militar na Universidade Federal do Estado do Rio de JANEIRO ( UNIRIO), 2008. É membro efetivo da Federação de Academias de História Militar Terrestre do Brasil (FAHIMTB), da Asociación Cultural Mandu’ Ara do Paraguai e sócio emérito do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB).

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO YOUTUBE:  TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL 

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlia Portugal-Brasil:
– Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
– Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
– Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos