Polícia Federal prende dois homens por extração ilegal de minérios em Apuí/AM

Apuí/AM – A Polícia Federal prendeu na quinta-feira (6/5), em conjunto com a Polícia Militar, dois homens em flagrante por extração ilegal de minérios. As prisões ocorreram em Apuí, no sul do Amazonas.

Foto: Polícia Federal

Na localidade, os policiais federais identificaram desmatamento ilegal e degradação ambiental em uma área aproximada de 2.500 ha. Durante a ação, a Polícia Federal apreendeu mercúrio, ouro, uma moto e uma arma de fogo e munições, sem o devido registro. Na ocasião, foram inviabilizados ainda 10 maquinários de mineração e dois barracões usados para a prática ilícita.

Além do crime de extração ilegal de minérios, um dos indivíduos responderá por porte ilegal de arma de fogo.

O mercúrio encontrado no local é utilizado em garimpos ilegais e é altamente nocivo para o meio ambiente e para pessoas que manipulam este reagente químico.

As investigações com os objetivos de esclarecer os fatos e identificar outros possíveis envolvidos terão continuidade nos inquéritos policiais já instaurados, com prazo inicial de 30 dias para a conclusão.

Os indiciados foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Civil de Apuí, onde permanecerão à disposição da Justiça para audiência de custódia e demais procedimentos necessários.

Eles responderão, na medida de suas responsabilidades, por crimes ambientais e porte ilegal de arma de fogo.

As ações da PF para a repressão de crimes ambientais são realizadas por meio de imagens de satélite em alta resolução, capazes de monitorar diariamente as regiões amazônicas.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amazonas

cs.sram@dpf.gov.br | www.pf.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *