Militares apreendem 1,8 tonelada de entorpecentes em região amazônica da Tríplice Fronteira

Brasília (DF), 11/05/2021 – Militares que atuam no Comando Conjunto Ágata Amazônia apreenderam 1,8 tonelada de entorpecentes, quatro fuzis, 10 carregadores, 266 munições calibre 5,56 milímetros, 1,3 quilo de ouro, um telefone satelital e três embarcações de pequeno porte com motor de popa, utilizadas no transporte do material ilícito.

As apreensões ocorreram entre 8 e 10 de maio no município amazonense de Japurá e estão no contexto da Operação Ágata Amazônia, que teve início no dia 3 deste mês.

As atividades foram conduzidas por militares embarcados no Navio Patrulha Fluvial Amapá. A primeira ação, ocorrida no sábado (08), resultou na apreensão de 1,3 quilo de ouro, uma balança de precisão, duas armas, munições calibre 28 milímetros, 15 cilindros de oxiacetileno e animais silvestres.

No domingo (09), nas proximidades do Lago do Tabaco, em Japurá, foram apreendidos 155 quilos de cocaína, 705 quilos de maconha procedente da Colômbia, duas embarcações e cerca de R$ 17 mil. Duas pessoas foram detidas por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas em um local onde funcionava a base para escoamento dos entorpecentes.

Na segunda-feira (10), mais 985 quilos de maconha, armamentos, munições e uma embarcação utilizada no transporte do material ilícito foram apreendidos pelos militares.

A Ágata é Operação Conjunta do Ministério da Defesa conduzida pela Marinha, Exército e Aeronáutica, com a participação de agentes da Polícia Federal e das Polícias Militar, Civil e Ambiental do Estado do Amazonas. A iniciativa reprime e previne crimes transfronteiriços. As ações são deflagradas na região da Tríplice Fronteira, nos rios Solimões, Içá e Japurá.

Com informações do Comando Conjunto Ágata Amazônia
Fotos: divulgação do Comando Conjunto Ágata Amazônia

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*