Defesa auxilia vacinação de indígenas em comunidades longínquas

Brasília (DF), 03/05/2021 – Em apoio à vacinação dos povos indígenas, as Forças Armadas ajudam na distribuição das doses de vacinas para essas comunidades. No sábado (1º), aeronaves do Exército apoiaram a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), em aldeias do Leste de Roraima.

Postada em: Ministério da Defesa

Tratam-se de comunidades indígenas situadas em áreas distantes e de difícil acesso. E, graças à logística e à grande capilaridade das Forças Armadas, são transportadas vacinas e também o pessoal de saúde da SESAI, agilizando, assim, o processo de imunização dessa população.

A vacinação dos indígenas da região segue até a terça-feira (04) e a previsão é atingir mais de 30 aldeias, com estimativa de aplicar, pelo menos, 1.000 vacinas, durante os quatro dias.

Os trabalhos ocorrem nas proximidades do 6º Pelotão Especial de Fronteira, situado em Uiramutã, com apoio de helicópteros do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx), unidade de Aviação do Exército, localizada em Manaus,  integrante do Comando Militar da Amazônia. Nessa ação conjunta dos Ministérios da Defesa e da Saúde, enquanto o planejamento e a logística ficam a cargo da Pasta da Defesa, a aplicação da vacina é realizada por agentes de saúde do Distrito de Saúde Especial Indígena Leste de Roraima (DSEI LRR).

Aproveitando a oportunidade, além das vacinas contra a Covid-19, foram disponibilizadas vacinas contra a Influenza e outras de rotina. De acordo com o assessor da SESAI Walter Jander de Andrade, que acompanha os trabalhos em Roraima, no primeiro dia de atuação na região foram visitadas  sete aldeias e  aplicadas 551 vacinas, sendo 105 delas contra a Covid. “Estamos alavancando a vacinação para chegarmos a 90%  dos vacinados o mais rápido possível e a ajuda das Forças Armadas é primordial para atingir essa meta, otimizando tempo e economizando meios”, disse Jander.

Por Maristella Marszalek

Fotos: Divulgação SESAI

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *