Comando Conjunto Norte apoia fiscalização contra desmatamento e extração ilegal no Pará

Altamira (PA) – Entre os dias 14 e 17 de abril, o Comando Conjunto Norte, formado pelo Comando Militar do Norte, 4º Distrito Naval e Comando Aéreo Norte, apoiou a fiscalização contra desmatamento e extração ilegal de madeira na Floresta Nacional do Caxiuanã, no município de Senador José Porfírio (PA).

Crédito: Sd D’Ângelo


A ação, que recebeu o nome de Operação Caxiuanã, ocorreu no contexto da Operação Verde Brasil 2, em coordenação com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e a Força Nacional de Segurança Pública e Polícia Militar do Pará.

Militares do 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS) do Exército e integrantes das agências participantes deslocaram-se por meio terrestre por cerca de 243 km até o local onde foi montada uma Base de Operações pelos militares.

Responsável pela fiscalização e vistoria, o ICMBio e Censipam tiveram apoio de segurança e logística proporcionado pelos militares durante as atividades de monitoramento. A operação também contou com suporte da aeronave HM-1 (Pantera), do 2º Batalhão de Aviação do Exército.

Operação Verde Brasil 2

A Operação Verde Brasil 2 tem o objetivo de combater crimes e delitos ambientais e debelar focos de incêndio na Amazônia Oriental. Os trabalhos dos militares das Forças Armadas ocorrem em coordenação com agentes de órgãos de segurança pública e de proteção ambiental municipais, estaduais e federal.

A permanência das Forças Armadas na Amazônia Legal foi autorizada pelo Decreto 10.539, de 4/11/2020. A missão busca contribuir com as ações para preservação da Amazônia previstos pelo Conselho Nacional da Amazônia.

Fonte: 51º Batalhão de Infantaria de Selva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *