BioTec-Amazônia e Sudam assinam Protocolo de Intenções

Frente aos desafios de uma região rica em biodiversidade, o protocolo prevê oportunidades de desenvolvimento que resultem em crescimento econômico, geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população.

O diretor-presidente da Organização Social BioTec-Amazônia, Professor José Seixas Lourenço recebeu a Superintendente da Sudam, Louise Caroline Löw na sede da OS. (Imagem: Giz Filmes)

A Organização Social BioTec-Amazônia e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), frente aos desafios da Amazônia, assinaram Protocolo de Intenções, documento publicado no Diário Oficial da União do último dia 21 de maio, com o objeto de realizar cooperação técnico-científica para viabilização de projetos de fortalecimento de cadeias produtivas estratégicas com foco na bioeconomia e transformação da biodiversidade amazônica e no desenvolvimento de atividades de interesse comum das instituições.

Nós temos inteligência de ponta na região e a gente precisa de instituições trabalhando em parceria. Existe vida inteligência na Amazônia”, reforçou o diretor-presidente da Organização Social BioTec-Amazônia, Professor José Seixas Lourenço. Já a Superintendente da Sudam, Louise Caroline Löw, destacou que mais de 23 milhões de pessoas ocupam a região amazônica e, por isso, a necessidade do fortalecimento dessas conexões institucionais. “A Sudam é um órgão de articulação. Então a gente tá retomando o protagonismo, estreitando os laços e fazendo uma articulação mais próxima com os interlocutores que querem uma Amazônia melhor para todos que vivem aqui”, explicou a Superintendente da Sudam, Louise Caroline Löw.

Acordos – Como parte do trabalho da Organização Social BioTec-Amazônia, consta a articulação com lideranças empresariais, acadêmicas e de governo, voltadas para o aumento da inovação em setores econômicos, por meio de arranjos institucionais inovadores. Com isso, a BioTec-Amazônia estabelece parcerias para viabilização de cooperação técnico científica. Nesses últimos três anos foram 10 protocolos em 2019, bem como a assinatura de 11 acordos de cooperação técnica, em 2018, entre a BioTec-Amazônia e Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação e Secretarias de Estado. Os acordos buscam desenvolver atividades de interesses em comum das instituições partícipes e a execução de projetos, estudos e pesquisas com foco nas áreas de biodiversidade, biotecnologia e bionegócios.

Além da Sudam, são parceiras a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); Secretaria de Estado de Turismo (SETUR); e o Sistema FIEPA. “A BioTec-Amazônia tem por finalidade promover o uso sustentável da biodiversidade amazônica, em especial do estado do Pará, para fins de desenvolvimento econômico e social, além de iniciativas associadas a cadeias produtivas já instaladas ou em fase de instalação para a promoção de planos de negócios, visando à produção e comercialização de fitoterápicos, o investimentos em P&D de novos medicamentos fitoterápicos, fitocosmésticos e fármacos em geral, além do apoio aos arranjos produtivos locais e cadeias produtivas nas áreas de plantas medicinais, imunobiológicos e fitoterápicos, visando fornecer os necessários insumos para a produção de medicamento e fortalecimento e profissionalização dos núcleos e centros tecnológicos de inovação”, destacou, no encontro, o diretor-presidente Professor José Seixas Lourenço.

O objetivo estratégico do Protocolo de Intenções está em estimular o fomento à agregação de valor e a diversificação econômica em cadeias produtivas estratégicas para o desenvolvimento regional, observados critérios de geração de renda e sustentabilidade em consonância com o que dispõe o PNDR. Para a Superintendente da Sudam, Louise Caroline Löw, é preciso avançar com atuação na parceria e diante dos projetos. “Tirar do papel aquilo que é economicamente viável e ambientalmente sustentável. E, essa linha de atuação, com foco nas pessoas que a BioTec-Amazônia tem em relação aos projetos está muito alinhada com a nossa atuação com a Sudam. A Sudam pensa em desenvolvimento includente e sustentável para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou a Superintendente.

A Superintendente da Sudam esteve na sede da Organização Social em uma visita de trabalho para estreitar a cooperação. “Parabenizar a Organização Social BioTec-Amazônia por toda a atuação, e que pensa, não apenas no Estado do Pará, mas pensa na região amazônica como um todo. Fiquei extremamente feliz. Não fiquei surpresa porque eu já conhecia a BioTec-Amazônia e sei da capacidade e de toda a qualidade técnica então isso não me surpreendeu. Só foi mais uma confirmação de todo potencial que a gente tem para incentivar tanto ciência, como tecnologia e inovação, como tirar os bons projetos do papel. Eu acho que o direcionamento que a gente tem com essa gestão e iniciativa da Organização Social BioTec-Amazônia de colocar para a população projetos que vão de fato fazer a diferença para quem mais precisa isso é fundamental”.

OS – No mês de novembro de 2020, a Organização Social BioTec-Amazônia teve o contrato de gestão prorrogado pelo Governo do Estado do Pará, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet). O contrato de gestão com a Associação BioTec-Amazônia, selecionada, por meio do edital de chamamento público em 2017, é a consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável, ancorado pelo conhecimento, pela produção e por novas formas de gestão e governança.

A própria iniciativa de qualificar uma Organização Social a fim de promover o desenvolvimento regional a partir do uso sustentável da biodiversidade amazônica já é um marco de inovação no estado do Pará. Um dos grandes problemas da gestão pública é a falta de continuidade das ações e o modelo de governança inovadora da OS permite dar sequência a ações mesmo com as mudanças de governo, possibilitando a conclusão das metas estabelecidas nos eixos estratégicos que norteiam as ações da BioTec-Amazônia”, explicou o Diretor-Presidente, José Seixas Lourenço.

Silvia Leão      Comunicação BioTec-Amazônia.

E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *