15ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 22 de maio de 2021, sábado, a 15ª Tertúlia Portugal Brasil, sob o tema: “Revive – Reabilitação, Patrimônio e Turismo” apresentado pelo Arquiteto António Baeta.

O grupo de trabalho transnacional capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal, promove, no próximo dia 22 de maio de 2021, a “15ª Tertúlia Portugal Brasil.”

15ª TERTÚLIA PORTUGAL-BRASIL

SÁBADO, dia 22/maio/2021,

22:00 – 23:30 (hora de Portugal) ,

18:00 – 19:30 (hora de Brasília)

TEMA: “Revive – Reabilitação, Patrimônio e Turismo.”

Convidado apresentador: Arquiteto António Baeta.

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465 

Programa REVIVE

O Governo, numa iniciativa conjunta dos Ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças, lançou o programa REVIVE com o objetivo de promover a requalificação e subsequente aproveitamento turístico de um conjunto de imóveis do Estado com valor arquitetônico, patrimonial, histórico e cultural que não estão a ser devidamente usufruídos pela comunidade em que se inserem e, nalguns casos, encontrando-se em adiantado estado de degradação.
Pretende-se, assim, levar a cabo a valorização e recuperação desse património público, missão do Estado no âmbito dos imóveis do seu domínio público e privado, preservando-se os valores e pressupostos que determinaram a dominialidade desses bens, mas encontrando mecanismos que permitam prosseguir os objetivos de valorização e recuperação acima mencionados.
O modelo base que se prevê no Programa REVIVE passa pela recuperação desses imóveis através da realização de investimentos privados, tornando-os aptos para afetação a uma atividade económica, nomeadamente nas áreas da hotelaria, da restauração, das atividades culturais, ou outras formas de animação e comércio, alcançando os pressupostos de valorização e recuperação cuidada dos imóveis em presença e também contribuindo para o desenvolvimento económico e social das regiões onde se se localizam esses mesmos imóveis.
Pretende-se, assim, com esta iniciativa, promover e agilizar processos de rentabilização e preservação de património público de elevado valor patrimonial, cultural e histórico, presente em todo o território nacional, que se encontra devoluto, e a sua transformação num ativo económico, a favor do país e, em particular, das comunidades das regiões abrangidas.

António Baeta, Sintra, 29.05.1965
– Desde muito cedo que manifestou grande interesse por património histórico e arquitetônico, aspecto que o levou a optar pela área de reabilitação urbana como disciplina final da licenciatura em arquitetura, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (1984-1989).
– Tem diversos trabalhos de reabilitação urbana realizados em Portugal, nomeadamente em Sintra e em Lisboa.
– Integra, desde 1991, os quadros técnicos do Turismo de Portugal, I.P., anteriormente Direção Geral do Turismo, onde acompanhou diversos projetos de reabilitação das Pousadas de Portugal, entre outras funções nas áreas da análise de projetos e do ordenamento turístico.
– Desde 2016, que acompanha o Programa REVIVE –Reabilitação, Património e Turismo, como técnico do Turismo de Portugal, I.P..

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO YOUTUBE:  TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL 

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlia Portugal-Brasil:
– Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
– Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
– Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos