#ParentesContraCovid: materiais de orientação para povos indígenas contra nova variante da Covid

No pior momento da pandemia do coronavírus no Brasil, o Centro de Trabalho Indigenista disponibiliza materiais informativos com o objeto de orientar e esclarecer as comunidades indígenas sobre a nova variante da Covid-19. A ideia é estimular o compartilhamento do material para os indígenas por meio de aplicativos de celular e nas redes sociais.

Publicado em: CTI

O conjunto de materiais é composto por cards e áudios alertando a população indígena que a nova variante da Covid-19 é mais forte, tem uma rápida disseminação, têm causado sintomas graves em crianças e pessoas jovens, mesmo saudáveis, e quem pegou o vírus no passado pode pegar novamente. Ao final de cada informativo, uma mensagem traz o lembrete: É hora de se cuidar, parente!

Os materiais reforçam também as medidas e os cuidados sanitários a serem adotados para frear o contágio e reduzir a velocidade evolutiva do vírus, orientando os indígenas a ficarem em suas aldeias e saírem apenas em extrema urgência, além de destacar a importância da vacinação para se proteger da doença e do combate às notícias falsas, chamadas fake news, que chegam com frequência nas aldeias.

Desde o início da pandemia e do primeiro caso oficial no país no início de 2020, os casos de Covid-19 não dão indícios de que irão terminar em pouco tempo. Pelo contrário, o Brasil vive o pior momento da pandemia, com alguns estados apresentando elevados números de novos casos e óbitos em 2021 superior aos números do ano passado.

O cenário atual de crise e colapso dos sistemas de saúde foi agravado pelo controle precário dos casos sem a devida testagem em massa, vacinação lenta, queda da adesão às medidas preventivas e omissão de agentes públicos em implementar, estimular, controlar e fiscalizar o cumprimento de normas de distanciamento social.

Além disso, para piorar a situação, uma nova variante da Covid-19 se espalhou pelo país rapidamente, causando a lotação dos hospitais e a falta de oxigênio para pacientes.

A população brasileira vem enfrentando grandes adversidades nesta situação, principalmente os povos indígenas. Vale ressaltar que os indígenas estão entre as populações com mais riscos para a Covid-19 devido o aumento das invasões em territórios indígenas, somado ao histórico de vulnerabilidades às doenças respiratórias e ao modo de vida comunitário que dificulta o controle da contaminação dentro das comunidades.

Pensando em todo esse cenário, o CTI desenvolveu os materiais informativos com o objetivo de orientar e esclarecer as comunidades indígenas sobre a nova variante da Covid-19.

Compartilhe e divulgue essa iniciativa nas redes. Todos os materiais estão disponíveis para download, basta clicar com botão direito nos cards e vídeos e em seguida escolher a opção “salvar como”.

  • Categorias: Notícias
  • Vídeos e cards disponíveis em:  CTI

PUBLICADO EM:    CENTRO DE TRABALHO INDIGENISTA CTI 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *