Navios da Marinha apoiam transporte de tanque de oxigênio que atenderá hospitais no Pará e no Amapá

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari” e o Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Purus” prestarão apoio no transporte de tanque de oxigênio, que atenderá hospitais com pacientes de Covid-19, no Pará e no Amapá.

Navio da Marinha conduzirá tanque que será abastecido com 90 mil metros cúbicos de oxigênio – Foto: Marinha do Brasil

A operação iniciou hoje (22), com o embarque do tanque da empresa White Martins, que será transportado pelo NPaOc “Araguari”, do Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA), até o Porto de Pecém (CE).

No Ceará, o tanque será abastecido com 90 mil metros cúbicos de oxigênio líquido e retornará para o estado do Pará, a bordo do NApOc “Purus”, com previsão de chegada em maio, a fim de dar prosseguimento à distribuição para os locais necessitados.

NPaOc “Araguari” atracado no Porto do Conde, em Barcarena (PA) – Foto: Marinha do Brasil

O objetivo é reforçar a disponibilidade de oxigênio medicinal no Pará e Amapá, frente à elevada demanda decorrente da pandemia da Covid-19, a fim de evitar uma possível escassez do insumo.

A missão da Marinha conta com apoio da Companhia Docas do Pará, que disponibiliza cais e guindastes, da Santos Brasil, responsável pelo terminal de Vila do Conde, e do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Desde março de 2020, por meio da Operação “Covid-19”, as Forças Armadas prestam apoio às medidas, deliberadas pelo Governo Federal, voltadas à redução dos impactos da pandemia do novo coronavírus, permanecendo em condições de disponibilizar recursos operacionais e logísticos quando se fizerem necessários.

POSTADO POR:   MARINHA DO BRASIL     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *