Militares apreendem armas, munição, drogas e dinheiro em espécie na BR-156, próximo ao Oiapoque, no Amapá

Brasília (DF), 20/04/2021 – No contexto da Operação Ágata, o Comando Conjunto Norte, formado pelo Comando Militar do Norte, do Exército Brasileiro; pelo 4º Distrito Naval, da Marinha do Brasil; e pela Ala 9, da Força Aérea Brasileira, vem conduzindo operações de segurança e proteção da fronteira Norte da Amazônia Oriental (Ágata Tipo I), empregando a Companhia Especial de Fronteira (CEF) de Clevelândia do Norte, fração destacada do Comando de Fronteira AMAPÁ e 34° Batalhão de Infantaria de Selva.

Foto: Ministério da Defesa

Nas Operações Ágata, que ocorrem ao longo de todo o ano, são conduzidas ações integradas e coordenadas entre o Exército Brasileiro e as instituições de segurança e fiscalização, como a PF, a PRF, IBAMA, ICMBio, Polícias Civil e Militar dentre outras. As ações são desencadeadas na faixa de fronteira e, no estado do Amapá, coordenadas pela 22ª Brigada de Infantaria de Selva, Brigada Foz do Amazonas.

Foto: Ministério da Defesa

Nesta terça-feira (20), o Exército Brasileiro e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram ações integradas e coordenadas na BR-156, próximo ao município do Oiapoque, no Amapá, com a finalidade de fiscalizar pessoas e veículos, coibindo ilícitos transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira.

Por meio de um Posto de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE), foram realizadas abordagens a veículos que trafegavam pela rodovia e, durante a manhã, foram realizadas duas apreensões. Na primeira, foi apreendida a quantia de R$ 40 mil em espécie, sendo o condutor do veículo conduzido à Polícia Federal. Na segunda, dentro da caixa de uma central de ar condicionado, foram apreendidas três pistolas calibre 40, uma pistola calibre 9mm, cerca de 150 munições de pistola, 3,6 kg de maconha, 1,3 kg de cocaína, 22 frascos de LSD e R$ 39 mil  reais em espécie. Fruto da atuação integrada, foram presas quatro pessoas ao todo.

Com informações do Comando Conjunto Norte

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *