Marinha presta apoio logístico ao Exército e realiza atendimentos básicos de saúde em Vila Bittencourt (AM)

Marinha presta apoio logístico ao Exército e realiza atendimentos básicos de saúde em Vila Bittencourt (AM)

Parte dos suprimentos levados pelo NAsH Oswaldo Cruz e recebidos por militares do 3º PEF – Foto: MARINHA DO BRASIL

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Oswaldo Cruz”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, prestou apoio logístico ao Comando Militar da Amazônia, de 11 de março a 7 de abril, transportando suprimentos para o 3° Pelotão Especial de Fronteira do Exército (3° PEF), localizado em Vila Bittencourt (AM), junto à fronteira com a Colômbia, às margens do Rio Japurá. Também foram realizados atendimentos básicos de saúde às comunidades do entorno da região.

Para chegar até a Vila Bittencourt, o navio precisou percorrer 745 milhas náuticas, equivalente a 1.199 quilômetros de distância da cidade de Manaus.

A atividade ocorreu durante a Operação “ASSHOP Pólo Solimões – Rio Japurá”, com o objetivo de levar assistência médica básica às populações ribeirinhas que vivem às margens dos rios Solimões e Japurá: Comunidades de Nova Betânia, Santa Fé, Vila Mendonça, Santa Maria, além da Vila Bittencourt.

Vacinação aplicada nas crianças da comunidade ribeirinha de Vila Bittencourt – Foto: MARINHA DO BRASIL

Foram realizados 225 atendimentos médicos, 153 procedimentos laboratoriais e aplicadas 105 vacinas, pertencentes ao calendário nacional de vacinação, e distribuídos 4.514 medicamentos e 287 kits de higiene bucal. Durante os procedimentos, foram seguidas as recomendações de prevenção à Covid-19.

PUBLICADO EM:    MARINHA DO BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *