Documentário sobre ribeirinhos na Amazônia será lançado nesta quarta

“Encontro das águas: o cotidiano de uma comunidade ribeirinha” será apresentado às 20h30 desta quarta-feira (28) no Youtube com tradução em libras. Esse é o primeiro de uma série de três documentários sobre as comunidades ribeirinhas da Amazônia. A iniciativa foi desenvolvida pela equipe do Coletivo Vozes e EnCantos Amazônicos que, nos últimos 5 anos, tem realizado pesquisas e intervenções culturais junto à comunidade de São Carlos, no Baixo Madeira, em Porto Velho, Rondônia.

O retrato das comunidades ribeirinhas no norte do Brasil – Postada em: VATICAN NEWS

O documentário experimental “Encontro das águas: o cotidiano de uma comunidade ribeirinha” tem lançamento oficial marcado para esta quarta-feira (28), às 20h30min no horário de Brasília. Esse é o primeiro de uma série de três documentários sobre as comunidades ribeirinhas da Amazônia. A iniciativa foi desenvolvida pela equipe do Coletivo Vozes e EnCantos Amazônicos que, nos últimos 5 anos, tem realizado pesquisas e intervenções culturais junto à comunidade de São Carlos, no Baixo Madeira, em Porto Velho, Rondônia.

Segundo o idealizador do projeto, o professor e produtor cultural Renato Fernandes Caetano, o projeto é “fruto das entrevistas gravadas na comunidade, tendo como atores e protagonistas os próprios moradores que, com seus relatos de vida, testemunham e são memórias vivas da região”. Ele conta ainda que em novembro do ano passado apresentaram uma prévia aos moradores “e foi um momento deles se verem, se emocionarem e sugerirem outras entrevistas, outras pessoas e vivências que são importantes para eles e consequentemente precisam estar no documentário”.

O documentário é uma forma de valorização sociocultural desse tipo de comunidade tradicional, que possui saberes e práticas específicas que precisam ser fortalecidas e registradas. Assim, o projeto procura “retribuir todo o respeito, o carinho e o caloroso amor recebido dos moradores de São Carlos nestes anos de pesquisas e andanças pela comunidade”, destacou Renato, ao concluir: “estamos fazendo o possível para fazer um trabalho que seja um registro o mais fiel possível desta comunidade que, em 2014, foi 100% inundada pela grande cheia do Rio Madeira, e hoje passa por diversos impactos e consequências das Usinas Hidroelétricas do Rio Madeira e do Rio Jamari, com diversas redefinições territoriais. Trata-se, também, de uma comunidade, como muitas na Amazônia, que luta pela preservação do seu território, que lhe assegura a vida e a dignidade”.

Lançamento nesta quarta-feira

O documentário “Encontro das águas: o cotidiano de uma comunidade ribeirinha” será apresentado às 20h30 desta quarta-feira (28) no próprio canal da organização no YoutubeColetivo Vozes e EnCantos Amazônicos. O lançamento também vai ganhar tradução com intérprete de libras. O projeto foi contemplado e recebeu recursos  da Lei Aldir Blanc.

*Colaboração: Renato Caetano, professor na Faculdade Católica de Rondônia (FCR), doutorando em Antropologia Social (PPGAS/UFAM) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia (FAPERO)

Andressa Collet – Vatican News

POSTADO EM:    VATICAN NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *