Ciência Com Certeza debate potencialidades do manejo silvicultural de florestas secundárias

Conversa com o doutor em Ciências de Florestas Tropicais pelo Inpa e atual professor da UEA, Victor Hardt, será transmitida pelo do projeto no YouTube

INPA

Quão importantes e produtivas são as florestas secundárias da Amazônia? Quais e como são os principais sistemas silviculturais direcionados ao manejo dessas florestas? É sobre isso que o doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciências de Florestas Tropicais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e atual professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Victor Hardt, irá falar no Ciência Com Certeza desta semana.

Com o título “Manejo de Florestas Secundárias na Amazônia”, a conversa ao vivo nesta quinta-feira (22/04), às 16h (horário de Manaus) será transmitida pelo canal do projeto no YouTube.  O Ciência Com Certeza é um projeto de divulgação científica mantido por alunos e ex-alunos da pós-graduação do Inpa, em parceria com acadêmicos e egressos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Na conversa, Hardt discutirá a relevância das áreas de florestas secundárias na Amazônia e sobre como essas áreas não são corretamente manejadas. “Florestas secundárias ocupam, aproximadamente, 17,5 milhões de hectares na Amazônia brasileira. Toda essa extensão territorial contém uma preciosidade de serviços ecossistêmicos. Mas, por serem áreas que foram abandonadas, são percebidas como áreas improdutivas e acabam sendo transformadas em outras categorias de uso do solo”, diz Hardt.

Para o professor da UEA, a aplicação de conceitos clássicos de silvicultura pode tornar as florestas secundárias mais produtivas na perspectiva de produtos madeireiros e não-madeireiros. “Portanto, uma emergente linha de pesquisa em Ciências Florestais está se concentrando no desenvolvimento de sistemas silviculturais para áreas de florestas secundárias”, aponta o professor.

O bate-papo encerra a programação de abril do Ciência Com Certeza, que está aberto a propostas e apresentações. Os interessados em apresentar seu trabalho ou sugerir temas podem fazer isso acessando o formulário online.

Da Redação – Ciência Com Certeza – INPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*