13ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 24 de abril de 2021, sábado, a 13ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “Fernão de Magalhães: um destino interrompido.” apresentado por: José Luis Nogueira.

O grupo de trabalho transnacional capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal, promove, no próximo dia 24 de abril de 2021, a “13ª Tertúlia Portugal – Brasil.”

13ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL

SÁBADO, dia 24/abril/2021,
22:00 – 23:30 (hora de Portugal) ,
18:00 – 19:30 (hora de Brasília)

TEMA: “Fernão de Magalhães: um destino interrompido.”

Convidado apresentador: José Luis Nogueira.

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

TEMA: “Fernão de Magalhães: um destino interrompido.”

– 500 anos depois da morte do seu principal protagonista, vamos revisitar uma viagem que ficou na história e nas estórias.
– Começaremos pelo Brasil dos anos 30, do século XX.
– Revisitaremos uma expedição que começa com 5 velhas naus, compradas em segunda mão, e acaba por concretizar um feito não previsto.
– Marcamos encontro com alguém que, fugindo da lei, embarca numa viagem às Molucas e, no final, acaba por fazer a primeira volta ao mundo e assumir os louros da chegada, para logo a seguir cair em desgraça.
– Vamos estar atentos a um italiano, que pagou do seu próprio bolso o “bilhete” para escrever a crónica desta primeira viagem de circum-navegação.
– Muitas dúvidas subsistirão e uma delas será com certeza se, na origem da morte de Fernão de Magalhães, não terá estado uma questão de saias?
– E para o final a discussão inevitável: traidor? ou agente secreto?

José Luís Nogueira – Possui formação acadêmica em Gestão e em Engenharia Eletrotécnica, empresário  e um apaixonado e pesquisador da história. Abordará as viagens e a vicissitudes enfrentadas pelo navegador Fernão de Magalhães.

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO YOUTUBE:   TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL 

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlia Portugal-Brasil:
– Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
– Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
– Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos