SESAI contrata 330 pontos de acesso à internet para os DSEI

Aldeias em áreas de difícil acesso trazem consigo a dificuldade de comunicação por falta de internet de qualidade. Com o objetivo de mitigar essa problemática, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) procurou o Departamento de Projetos de Infraestrutura de Telecomunicações e Banda Larga, da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, para contratar 330 pontos de conectividade do programa GESAC.

Foto: Saúde Indígena

De Norte a Sul do país as antenas estão sendo instaladas. Até o momento, 254 antenas já estão em funcionando nas sedes dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), Polos Base e Casas de Saúde Indígena (Casai).

Em Tabatinga (AM), cidade em que está localizada a sede do DSEI Alto Rio Solimões, quatro antenas já foram instaladas e estão em pleno funcionamento. O coordenador do Distrito, Weydson Gossel Pereira, já verificou a melhoria na transmissão de dados entre o DSEI e a SESAI. “ Centralizei toda a internet do GESAC para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), das vacinas, e melhorou bastante. Também participei de uma videoconferência com a SESAI e coordenadores da região Norte. Consegui falar e as pessoas me entenderam”, comentou. Antes do GESAC essa realidade não era possível, segundo ele.

Foto: Saúde Indígena

A melhora também é percebida no DSEI Guamá-Tocantins, que tem a sede em Belém (PA). Apesar de ser uma região difícil e com muita chuva, o coordenador do Distrito, Stanney Everton Nunes, acredita que a internet melhorou 90% a comunicação. “Tivemos uma melhora significativa nos atendimentos, repasse de documentos, produção e, inclusive, no Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI), que é lançado via internet dos polos para o DSEI”, explicou.

Foto: Saúde Indígena

A primeira antena foi instalada no DSEI Mato Grosso do Sul em 29 de janeiro e, desde então, já existem pontos em 25 estados, além do Distrito Federal. “O Governo Federal está avançando e essa conexão é fundamental. Acreditamos que, com isso, vamos poder prestar um serviço cada vez melhor”, disse o Secretário Especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva.

GESAC

As antenas estão sendo instaladas utilizando o crédito extraordinário previsto por meio da Lei nº 14.054 para o Programa Conecta Brasil. Do montante total do crédito extraordinário, R$ 6.300.000,00 (seis milhões e trezentos mil reais) foram destinados ao Programa Conecta Brasil, com o objetivo de propiciar a instalação de pontos de internet banda larga em hospitais, unidades de saúde ou outros lugares a serem indicados pelo Ministério da Saúde, no âmbito do programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão – GESAC.

A Telebrás é responsável pela instalação e manutenção do programa em todo Brasil e permitirá acesso ilimitado a internet a qualquer hora do dia, numa velocidade de até 20 megabits.

PUBLICADO EM: Notícias Sesai — Ministério da Saúde (www.gov.br)