Polícia Federal, em ação conjunta com o Exército, desocupam garimpo em Mato Grosso

Esta é a terceira operação da Polícia Federal em duas semanas em Mato Grosso no combate à exploração e comercialização ilegal de ouro

Foto: Polícia Federal – DPF

Cuiabá/MT – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12/3) a segunda fase da Operação Alfeu, em garimpo ilegal de ouro no interior da Terra Indígena Sararé, região de Pontes e Lacerda, em Mato Grosso.

A desocupação e a inutilização foram determinadas pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Cáceres/MT. Participaram da ação 50 policiais federais e 110 militares do Exército Brasileiro.

A ação conjunta com o Exército Brasileiro faz parte da operação Verde Brasil e contou com apoio de helicópteros, drones e imagens de satélites. Uma equipe da PF especializada em explosivos ajudou na destruição do maquinário utilizado pelos criminosos.

O objetivo foi desocupar um garimpo ilegal no Rio Sararé e inutilizar os instrumentos empregados na exploração clandestina.

Esta é a terceira operação da Polícia Federal em duas semanas em Mato Grosso no combate à exploração e comercialização ilegal de ouro. Na semana passada, quatro pessoas foram presas na Operação Ouro Sujo e na terceira fase da Operação Papagaio de Ouro.

Em maio do ano passado, a Polícia Federal realizou a primeira fase da Operação Alfeu no mesmo local. Após a retirada das forças policiais, os garimpeiros invadiram novamente a área.

*** O nome da operação é uma referência a Alfeu, deus do rio na mitologia grega.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso

cs.srmt@dpf.gov.br

(65) 992488987  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *