PF combate desmatamento ilegal em reserva florestal no Acre

Com base em relatórios expedidos pelo Sistema PLANET-SCCON, PF investiga desmatamento ilegal na reserva Chico Mendes.

Foto: Polícia Federal – DPF

Epitaciolândia/AC – A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (12/3) a segunda fase da operação “CAIÇARA”, que investiga o desmatamento ilegal na reserva Chico Mendes. Cerca de 10 policiais federais cumprem 3 mandados de busca e apreensão, no Acre. As ordens judiciais foram determinadas pela 1ª Vara Federal Cível e Criminal da Seção Judiciária do Acre.

Foto: Polícia Federal – DPF

A investigação teve início a partir de alertas de desmatamentos emitidos pelo Sistema PLANET-SCCON – utilizado pela Polícia Federal – o qual constatou duas áreas de desmatamentos de mais de 100 hectares localizadas na reserva extrativista Chico Mendes e em área integrante do Projeto de Assentamento Agroextrativista, no município de Assis Brasil.

A tecnologia adquirida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e utilizada pela Polícia Federal permite o monitoramento de áreas de conservação com imagens de satélites em alta resolução em tempo quase real, o que possibilitou a 3ª ação de repressão a crimes ambientais somente essa semana.

***O nome da operação é oriundo da mitologia tupi e faz referência à protetora da mata e dos animais, confirmando o compromisso da Polícia Federal na prevenção e combate aos crimes ambientais.

Foto: Polícia Federal – DPF

Comunicação Social da Polícia Federal no Acre

Contato: (68) 3212-1200 / 3212-1211/ 3212-1213
E-mail: cs.srac@dpf.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *