Navio de Assistência Hospitalar “Doutor Montenegro” chega a Cruzeiro do Sul (AC) para atender população ribeirinha

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, suspendeu de Manaus (AM), no dia 1º de março, e percorreu mais de duas mil milhas náuticas até atracar na cidade de Cruzeiro do Sul (AC), no dia 22 de março, dando início a 21ª edição da Operação “Acre”.

NAsH “Doutor Montenegro” durante navegação no Rio Juruá – Foto: Marinha do Brasil

Durante a Operação, que segue até o mês de maio, estima-se que cerca de seis mil pessoas, incluindo populações ribeirinhas de Cruzeiro do Sul, e comunidades adjacentes, como Rodrigues Alves, Juruá-Mirim e Porto Walter, tenham acesso ao atendimento básico de saúde.

Antes de partir de Manaus, o navio cumpriu quarentena preventiva e toda a tripulação passou por teste para a detecção da Covid-19, procedimento contínuo durante toda Operação.

Setenta e sete militares atuam nesta missão. Destes, 22 são da área de saúde: Médico Ginecologista, Pediatra, Radiologista e Clínico Geral; Dentistas e Enfermeiros; além de Técnicos de Radiologia; Higiene Dental; Enfermagem e Vacinadores. O NAsH é dotado de ambulatórios odontológicos; consultórios médicos; laboratório para exames; sala de trauma; sala de Raio-x; sala de mamografia; enfermaria; sala de vacina; farmácia; além de quatro lanchas orgânicas empregadas para atendimentos em locais de difícil acesso.

A ação segue todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a prevenção ao coronavírus.

PUBLICADO EM:   MARINHA DO BRASIL  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *