Instrução Normativa Conjunta nº 01/2021 da Funai e do Ibama conta com apoio de diferentes etnias

Diversas lideranças indígenas estão expressando seu apoio à Instrução Normativa Conjunta nº 01/2021 da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama).

Foto: Divulgação – Publicada em: FUNAI

A medida traz normas específicas para o licenciamento ambiental de projetos indígenas e contribui para a autonomia das comunidades. Confira aqui as mensagens de vídeo.

Edson Bakairi, liderança do Mato Grosso, falou sobre a importância da iniciativa para as comunidades indígenas. “A Instrução Normativa vem para nos fortalecer e dar autonomia para que nós indígenas possamos trabalhar legalmente”, destacou.

“Os povos indígenas querem trabalhar e produzir, nós somos agricultores também. E para produzir precisamos de apoio. Esse termo assinado pela Funai e pelo Ibama é muito bom, vai nos ajudar muito”, comentou Samuel Tupari, cacique do estado de Rondônia.

Irisnaide Macuxi, liderança de Roraima, ressaltou que a medida era esperada há muito tempo pelos indígenas. “Isso é uma conquista para nós, porque nós indígenas queremos alcançar a nossa independência financeira. Queremos viver de um trabalho digno, para que assim possamos somar com o nosso estado e com o nosso país”, salientou.

Para Lucas Tukano, liderança do Amazonas, a iniciativa vai fortalecer a produção realizada nas aldeias. “Podemos trabalhar de uma forma a produzir mais, e é isso que nós queremos. Obrigado governo, Funai e Ibama, para nós é um avanço ao nosso desenvolvimento”, frisou.

A construção da normativa ocorreu após estudos institucionais e partiu da necessidade de atender à demanda indígena em projetos de etnodesenvolvimento, bem como dar maior transparência, agilidade e segurança técnica e jurídica ao processo de licenciamento ambiental. Saiba mais.

Assessoria de Comunicação/Funai   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *