Atuação da Funai garante dignidade a indígenas de Roraima

A Fundação Nacional do Índio (Funai), por meio da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami Ye’Kuana (FPEYY), vem auxiliando indígenas da etnia Yanomami que estavam em situação de vulnerabilidade social no município de Iracema (RR) a retornarem para a Terra Indígena (TI) Yanomami.

Foto: Funai/Divulgação

A iniciativa teve início no final de 2020 e já auxiliou cerca de 30 indígenas que comumente eram vistos na sede do município em situação de vulnerabilidade social, sem acesso a recursos básicos como alimentação e mais suscetíveis ao alcoolismo.

A unidade descentralizada da Funai auxiliou os indígenas na escolha de um novo local para realização de atividades de abertura de roçados e construção de uma nova maloca. “A ação foi realizada por meio de um trabalho de resgate cultural que procurou minimizar os conflitos existentes entre indígenas e não-indígenas da região”, comenta a coordenadora da FPEYY, Elayne Rodrigues Maciel.

“No início da ação da Frente de Proteção, haviam três grupos vivendo fora da Terra Indígena em situação de insegurança alimentar e fragilidade, após meses diálogo, dois desses grupos decidiram retornar à Terra Indígena”, acrescenta a coordenadora.

As ações da Funai junto aos indígenas de Roraima são desenvolvidas continuamente com a manutenção do diálogo e visando a pacificação de conflitos, o que reflete em maior proteção aos indígenas trazendo dignidade às comunidades.

Assessoria de Comunicação/Funai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *