Operação Verde Brasil 2 prossegue com ações preventivas e repressivas na Amazônia

Brasília (DF), 04/02/2021 – As Forças Armadas prosseguem atuando contra crimes e incidentes ambientais em faixas de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental, entre outras áreas federais. As atividades preventivas e repressivas ocorrem no âmbito da Operação Verde Brasil 2.

Na terça-feira (02), os Comandos Conjuntos Amazônia, Norte e Oeste inspecionaram 91 embarcações e 44 veículos. No total, três barcos foram autuados e um apreendido. Além disso, os militares promoveram ações de reconhecimento aéreo de pontos de desmatamento e patrulhamentos fluviais de controle de fronteira.

No mês de janeiro houve intensificação nas ações de monitoramento e fiscalização na região Centro-Oeste do Brasil. No estado do Mato Grosso, foram apreendidos maquinários e ações ilegais foram interrompidas.

O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste e o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral apoiaram a Secretaria do Meio Ambiente do Mato Grosso com transporte de tropa e ações de combate ao desmatamento. A região fica próxima aos municípios de Sinop (MT) e Marcelândia (MT).

A Operação Verde Brasil 2

A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pelo Ministério da Defesa. Está no escopo do Conselho Nacional da Amazônia (CNA), conselho regulado pela Vice-Presidência da República em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020. Em 9 de julho, a GLO foi renovada até 6 de novembro, por meio do decreto presidencial 10.421.

Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Norte (CCjN), Comando Conjunto Amazônia (CCjA) e Comando Conjunto Oeste (CCjO). O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), da FAB, dá suporte às ações aéreas, em caráter permanente. Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir da capital federal. Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Com informações e fotos da Marinha e Comandos Conjuntos

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *