OIM percorre região do Baixo Rio Branco para apoiar comunidades ribeirinhas no combate à COVID-19

O sol ainda não nasceu, mas o carregamento do barco que irá descer o Rio Branco com quase 3.000 kits de higiene pessoal e familiar a serem entregues a comunidades ribeirinhas brasileiras já está sendo finalizado. A bordo, a equipe da Organização Internacional para as Migrações (OIM) estava a postos para a viagem de duas semanas durante o mês de fevereiro, que estava prestes a se iniciar com destino a 17 comunidades remotas de Roraima.

Equipe da OIM entrega de barco kits de higiene pessoal em 17 comunidades da região do Baixo Rio Branco, Roraima. Foto | OIM

Com as dificuldades de transporte e econômicas impostas pela pandemia da COVID-19, as entregas irão apoiar os brasileiros da região do Baixo Rio Branco na prevenção à doença. O percurso vai até a Vila de Santa Maria do Boiaçu, no município de Rorainópolis, a cerca de 400 km de Boa Vista, passando também por comunidades ribeirinhas de Caracaraí.

Além das entregas, a psicóloga da equipe da OIM realiza atendimentos voltados à saúde mental dos moradores das localidades atendidas durante as paradas. Um levantamento de dados referente à situação do enfrentamento à pandemia nas comunidades também é realizado.

As ações no Baixo Rio Branco se inserem na resposta à COVID-19 da OIM para as populações indígenas e ribeirinhas brasileiras dos estados de Roraima e do Amazonas. Ao longo dos últimos meses, atividades voltadas para a promoção da saúde, higiene, saneamento e de comunicação em parceria com as autoridades de saúde locais estão sendo realizadas.

Capacitações para profissionais de saúde das comunidades atendidas também são realizadas. O objetivo é fortalecer os conhecimentos sobre a pandemia dos servidores locais para que possam repassar as informações para os moradores de forma efetiva e contínua. Os temas abordados incluem o uso correto de máscara de proteção, cuidados com a saúde mental e como apoiar os pacientes em tratamento.

Essas atividades são realizadas com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

OIM – Organização Mundial para as Migrações   

PUBLICADO EM:    ONU – NAÇÕES UNIDAS    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *