Mais de 22 mil indígenas já foram vacinados no DSEI Alto Rio Solimões

Com uma logística 95% fluvial, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Solimões já vacinou mais de 22 mil indígenas contra a COVID-19. Os profissionais de saúde percorrem o Rio Solimões em canoas e embarcações de variadas potências para que nenhum indígena deixe de ser imunizado.

A expectativa é que nas próximas semanas o Distrito alcance a marca de 34 mil indígenas imunizados. “Chegamos num percentual de quase 70% de vacinação, mesmo com todas as dificuldades de logística, mas, mesmo assim, nossas equipes continuam nos Polos Base vacinando a população. Nossa missão continua! ”, comentou o coordenador do Distrito, Weydson Pereira.

Apesar de ter a segunda maior população indígena do país, o DSEI Alto Rio Solimões está com a situação da pandemia controlada. O Distrito registra baixos índices casos, internações e óbitos decorrentes da COVID-19.

Ambulanchas

Como a locomoção e socorro são por via fluvial, o DSEI Alto Rio Solimões entregou, na última semana, 10 ambulanchas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Saúde Indígena (SAMUSI).

As embarcações atenderão 10 Polos Base na região e contaram com um investimento foi de mais de R$ 1,5 milhão.

PUBLICADO EM:    Notícias Sesai — Ministério da Saúde (www.gov.br)