Sob escolta da Marinha, balsa com tanque de oxigênio chega a Manaus

Brasília (DF), 06/02/2021 – Chegou neste sábado (06), ao Porto Encontro das Águas, em Manaus, no Amazonas, balsa com tanque com 90 mil m³ de oxigênio, sob escolta do Navio Patrulha Roraima, da Marinha.

O insumo atenderá pacientes acometidos pelo novo coronavírus nos hospitais da capital amazonense. Essa é a maior carga de oxigênio líquido já transportada por vias fluviais no país, equivalente a 9 mil cilindros de oxigênio, segundo a empresa White Martins.

O percurso iniciou em Santos, São Paulo, quando o Navio-Patrulha Apa, também da Marinha, levou o tanque vazio para Barcarena, no Pará, no dia 19 de janeiro. Dia 26, nesse município paraense, o equipamento foi transferido para uma balsa e seguiu para Belém, onde foi preenchido com 90 mil m³ de oxigênio líquido da empresa White Martins, pesando cerca de 180 toneladas. Lá, o Navio Patrulha Roraima iniciou a escolta até Manaus. O tempo da travessia a partir desse município foi de quatro dias.

De acordo com o Comandante do navio, Capitão de Corveta Gabriel Moraes, a escolta teve como papel principal evitar interferências de outras navegações à navegação da balsa no trecho do Rio Amazonas. “Por se tratar de um cilindro de peso muito elevado, a todo instante buscou-se evitar guinadas bruscas, para não permitir o mínimo deslocamento do cilindro”, explicou.

Ele informa ainda que devido às boas profundidades do rio Amazonas nesse período, o navio e a balsa caminharam com segurança até o destino.

“Durante todo o deslocamento foram observadas apenas pancadas de chuva isoladas no decorrer dos dias, que não afetaram a visibilidade e não trouxeram riscos a realização de uma navegação segura”, pontuou o Comandante Gabriel Moraes.

A operação para levar o tanque até Manaus também contou com o apoio das empresas Petrobras, Santos Brasil, Ecovias e Companhia Docas do Pará (CDP).

Por Mariana Alvarenga

Foto: Marinha do Brasil

Saiba mais:

Forças Armadas enviam tanques de oxigênio e 14,7 toneladas de medicamentos para Manaus
Operação Covid-19 entrega 3,8 toneladas de medicamentos ao Amazonas
Militares viabilizam a chegada de equipes de saúde e vacinas a comunidades indígenas do Norte

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa  – 
(61) 3312-4071

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *