Barco Hospital Papa Francisco começa a atender moradores de Óbidos

Pelos próximos três dias, outras comunidades receberão os serviços médicos na embarcação financiada pelo Governo do Pará

À margem do Rio Amazonas, moradores de Óbidos têm acesso aos serviços de saúde disponíveis no Barco Hospital – Foto: Divulgação

O Barco Hospital Papa Francisco iniciou, nesta segunda-feira (1º), o atendimento a comunidades do município de Óbidos, no Oeste do Pará. Financiada pelo Governo do Estado, a embarcação tem levado serviços médicos para pacientes com sintomas leves de Covid-19 na região do Baixo Amazonas desde o início da segunda onda da pandemia de Covid-19.

A embarcação dispõe de equipamento para exames de raio-x – Foto: Divulgação

Neste mês, os atendimentos serão feitos em duas etapas, atendendo às comunidades dos nove municípios da Calha Norte do Rio Amazonas. Em Óbidos, o Barco Hospital passou pelas comunidades Vila Poranga e São Raimundo, realizando 500 atendimentos clínicos, das 7h30 às 17 h.

Financiado pelo Governo do Pará, o Barco Hospital Papa Francisco continua a oferecer serviços médicos à população do Baixo Amazonas – Foto: Divulgação

“Iniciamos os atendimentos hoje na região de Óbidos. Temos quatro médicos na embarcação atendendo a casos clínicos, principalmente os casos de sintomas gripais e de Covid-19. Esses atendimentos são importantes, para fazer com que essa ação consiga frear o aumento da Covid na região”, disse frei Joel, coordenador do Barco Hospital.

No Barco, as pessoas passam pela verificação dos sinais vitais – Foto: Marco Santos/Ag.Pará

As duas etapas incluem 22 dias de atendimentos. Em cada cidade, os pacientes terão à disposição serviços de triagem de enfermagem (verificação de sinais vitais, da pressão arterial, oxigenação, temperatura, frequência cardíaca e de glicemia); consultas; exames laboratoriais; raio-x; eletrocardiograma e quatro leitos clínicos de estabilização, além da entrega de medicamentos, quando necessário.

Para quem passou pela embarcação na comunidade São Raimundo, o alívio se traduziu em agradecimento. “Agradeço essa parceria do Barco Papa Francisco com o Governo, porque nós quase não temos acesso para fazer atendimento em Óbidos, ainda mais com essa situação complicada. Então, só tenho a agradecer”, disse Idaiane dos Santos, moradora da comunidade.

A estrutura do Barco Hospital garante mais de 200 atendimentos diários – Foto: Marco Santos/Ag.Pará

Procedimentos – O Barco Hospital Papa Francisco já realizou mais de 1,3 mil atendimentos na região do Baixo Amazonas. O primeiro lugar a receber a embarcação foi o Distrito de Maracanã, no município de Faro. No último dia 28 de janeiro, a unidade de saúde itinerante foi à sede do município, onde ofereceu 256 atendimentos, com destaque para 56 consultas, 78 exames laboratoriais, quatro eletrocardiogramas e 15 exames de raio-x, além da distribuição de 47 kits de medicamentos.

A embarcação chegou à Calha Norte como estratégia de combate à pandemia em 20 de janeiro. O serviço continua por tempo indeterminado.

Pelos próximos dois dias, o Barco Hospital continuará em Óbidos. Nesta terça e quarta-feira (2 e 3), os atendimentos serão nas comunidades de Santo Antônio Paraná de Baixo, Cristo Rei, São Lázaro e Nossa Senhora das Graças Paru. Após deixar Óbidos, o Barco seguirá para comunidades do município de Oriximiná.

Por Ana Thaynara (SECOM)

PUBLICADO EM:   AGÊNCIA PARÁ   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *