IFAD sedia Fórum de Populações Indígenas

Os impactos da COVID-19 estão devastando de maneira desproporcional para populações indígenas ao redor do mundo. Em muitos casos, os sistemas alimentares indígenas têm sido fonte de resiliência. Este é o foco do Fórum de Populações Indígenas deste ano, com representantes de grupos de 57 países e organizações de desenvolvimento e governos, que juntos discutirão desafios e oportunidades.

Indígena da Aldeia Umariaçu, próximo a Tabatinga, Amazonas, recebe vacina contra a COVID-19 – Foto | Marcelo Camargo/Agência Brasil

O encontro virtual é sediado pelo Fundo Internacional de Agricultura e Desenvolvimento (FIDA) e acontece entre os dias 2 e 4 de fevereiro. Entre os dias 8 e 12 de fevereiro ocorre a Semana Indígena, com diálogo sobre biodiversidade e um festival virtual de filmes.

O tema do Fórum neste ano é “O valor dos sistemas alimentares indígenas: resiliência no contexto da pandemia de COVID-19”. Todas as sessões são abertas para a imprensa.

A pandemia da COVID tem exacerbado desigualdades estruturais e discriminação, aumentando as dificuldades para as populações indígenas em termos de acesso a alimentos e água segura, além de prejudicar as economias locais e tradicionais. Enquanto os lockdowns continuam em muitos países, comunidades indígenas cujos direitos à terra são negados ou que não têm controle sobre seus territórios não podem exercer controle sobre a produção alimentar, perdendo seus meios de subsistência e a habilidade de se sustentar.

Além disso, a falta de dados desagregados sobre as experiências da população indígena com a COVID-19, combinada à falta de serviços sociais adequados nas comunidades indígenas, constituem um grande desafio, fazendo com que estas populações sejam deixadas para trás em muitos países, tanto em medidas de prevenção e proteção como em programas de cuidado.

Apesar disso, as pessoas indígenas têm desenvolvido soluções próprias para lidar com a pandemia. Seu estilo de vida, sistemas alimentares, cultura e conexão com a terra têm sido grande fonte de resiliência para lidar com a COVID-19. Elas têm usado seu próprio conhecimento tradicional e práticas, incluindo isolamento voluntário e fechamento de territórios, assim como adotado medidas de cuidado preventivo em suas próprias línguas para manter suas comunidades vivas.

A programação completa do Fórum de Populações Indígenas pode ser acessada aqui

As sessões plenárias, incluindo as deliberações finais do fórum, serão transmitidas aqui.

Informações para a imprensa:

Antonia Paradela (inglês e francês) – a.paradelatorices@ifad.org – +34 605398109

Juan Ignacio Cortés Carrasbal (espanhol) – j.cortescarrasbal@ifad.org – +34 680220566

FIDA – Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola  

PUBLICADO EM:      ONU NAÇÕES UNIDAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *