Forças Armadas transportam 168 toneladas de carga e realizam 314 horas de voo em 10 dias de missão em Manaus

Brasília (DF), 17/01/2021 – As Forças Armadas não têm medido esforços para minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19 no estado do Amazonas e, em especial, na capital Manaus. Passados dez dias que o Governador Wilson Miranda Lima solicitou apoio ao Ministério da Defesa (MD), os números são impressionantes.

Do dia 8 de janeiro para cá, foram transportadas 168 toneladas de carga para Manaus; realizadas 314 horas de voo; entregues 36 tanques de oxigênio líquido, 1.510 cilindros de oxigênio gasoso, 40 respiradores e 12 usinas de oxigênio.

Neste fim de semana, por exemplo, os militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica trabalharam incessantemente para executar, principalmente, as seguintes ações: transporte de pacientes e de oxigênio, montagem de Hospital de Campanha e entrega de respiradores.

Transporte de pacientes

No domingo à noite (17), 15 pessoas foram transferidas para João Pessoa-PB e 12 para Natal-RN. Na madrugada de sábado para domingo, 15 pacientes desembarcarem em Brasília-DF. No sábado à noite, 11 pacientes chegaram a São Luís-MA. Os transportes foram realizados por aviões C-99 da Força Aérea Brasileira (FAB).

Oxigênio

Ainda no domingo à noite, uma aeronave C-130 (Hércules) transportou 10 tanques de oxigênio líquido e um gerador de oxigênio gasoso, de Brasília para a capital amazonense. O total da carga é de 13,5 toneladas.

Na madrugada de sábado para domingo, duas aeronaves C-105 (Amazonas) da FAB transferiram, de Belém para Manaus, mais 115 cilindros de oxigênio gasoso. O primeiro avião chegou às 2h40, com 50 unidades, em um total de 3 mil kg de carga. Já o segundo, pousou às 3h, com 65 cilindros, somando mais 3,9 mil kg de carga transportada.

Ontem, um avião KC-390 transportou, de Garulhos, São Paulo, para Manaus, cinco tanques de oxigênio líquido, o que corresponde a 5.550 Kg de carga.

Hospital de Campanha


Aeronaves KC-390 da FAB têm realizado transporte, da capital carioca e de Recife, Pernambuco, de módulos e 4,3 toneladas de materiais hospitalares, como camas, tendas e geradores para a montagem de um hospital de campanha no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Azizi. O intuito é ampliar a capacidade de atendimento de saúde ao público em Manaus. O serviço é realizado por militares do Exército com a supervisão de pessoal especializado. A previsão é de que o HCAMP seja concluído nesta segunda-feira (18).

Entrega de respiradores


O Ministério da Defesa, por intermédio da Marinha, enviou na sexta-feira (15), 40 respiradores Inspire para Manaus. Inicialmente foram levados 26 e, em seguida, mais 14. O Inspire é um respirador de baixo custo desenvolvido a partir de parceria entre o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e a Universidade de São Paulo (USP). A parceria entre a Marinha e a USP possibilita alternativa barata e acessível em relação aos equipamentos existentes no mercado.

Por Capitão-Tenente (T) Fabrício Costa
Fotos: Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Saiba mais:

Forças Armadas trabalham incansavelmente em apoio ao Amazonas
Forças Armadas intensificam ações de apoio à saúde em Manau
Forças Armadas transportam 50 toneladas de equipamentos e materiais para montagem de Hospital de Campanha em Manaus

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *