FAB atinge 350 horas de voo em apoio ao estado do Amazonas na Operação COVID-19

Foram transportados pacientes, tanques de oxigênio líquido, cilindros e equipamentos para o combate ao novo Coronavírus.

Aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) cumpriram, nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20), missões de apoio à Operação COVID-19. Foram transportados pacientes, tanques de oxigênio líquido, cilindros de oxigênio e equipamentos para o combate ao novo Coronavírus.

Um KC-390 Millennium carregou na madrugada desta quarta (20), em Brasília (DF), com dez tanques de oxigênio líquido. A aeronave decolou da capital federal à 1h10 (horário de Brasília) e pousou em Manaus (AM), às 3h30. Ainda durante a madrugada, um C-130 decolou do Rio de Janeiro (RJ), à 1h15, e pousou em Manaus (AM), às 6h05. A carga transportada foi de materiais hospitalares, gerador de energia, medicamentos, usina de oxigênio e cilindros de oxigênio. Já o C-105 Amazonas decolou de Belém (PA), às 7h05, e pousou em Manaus (AM), às 10h15, transportando respiradores e monitores.

O Comandante do C-130 Hércules, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, Capitão Aviador Hugo Leonardo Oliveira Vaz, comentou sobre o cumprimento da missão. “É muito gratificante colocar em prática todo o nosso treinamento em um momento de dificuldade para o povo brasileiro. Atuar no combate à pandemia é um marco na carreira de todos os tripulantes. Continuaremos incansavelmente enquanto for necessário”, destaca.

Durante a terça-feira (19), um C-99 decolou, às 19 horas, de Manaus (AM) com destino a São Luís (MA), transportando 16 pacientes. Um C-105 decolou de Parintins (AM) e pousou às 9h40, em Belém (PA), com quatro pacientes, mais equipes de saúde. Mais um C-130 carregou em Brasília (DF), às 10h30, sete tanques de oxigênio líquido e transportou até Manaus (AM), pousando às 13h35.

Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos no sistema de saúde da capital amazonense. O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em atendimento às demandas do Ministério da Saúde.

Operação COVID-19

O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.

Acompanhe a página especial sobre a atuação da FAB na Operação COVID-19.

Confira mais fotos da Operação COVID-19 no Flickr oficial da FAB.

Fotos: Elos do Sistema de Comunicação Social da Aeronáutica (SISCOMSAE)

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Capitão Oliveira Lima
PUBLICADO EM:     FORÇA AÉREA BRASILEIRA FAB    

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.