Workshop focado em cadeia produtiva de fitoterápicos do Polo BioAmazonas acontece nos dias 7, 9 e 11 de dezembro

O Polo BioAmazonas/Rota da Biodiversidade busca promover o desenvolvimento regional  sustentável  e  a  inclusão  produtiva  por  meio  da  estruturação  das cadeias de bioprodutos, com enfoque em plantas medicinais e fitoterápicos

Na próxima semana será realizado o Workshop Contribuições à Criação de Plataforma Digital e de Sistema de Rastreamento para Cadeia Produtiva de Fitoterápicos do Polo BioAmazonas nos dias 07, 09 e 11 de novembro – segunda, quarta e sexta-feira, respectivamente. Aberto ao público, o evento começará nos três dias às 14 (de Manaus) e será 100% online com transmissão pelo YouTube (ver programação e links abaixo).

O Workshop é organizado pela Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti/Sedecti) e o Conselho Gestor do Polo BioAmazonas (CGPBioAM), do Projeto Rota da Biodiversidade do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), implantado nos diferentes biomas brasileiros. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) é uma das instituições integrantes do Polo BioAmazonas/Rota da Biodiversidade, implementado no fim de 2019, e coordenador do Workshop, juntamente com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Centro de Biotecnologia do Amazonas (CBA).

Especialistas e gestores de instituições de ensino, pesquisa e inovação, do poder público e da cadeia produtiva participarão das quatro atividades do evento, que são a Mesa de Abertura – com a titular da Secti, Tatiana Schor, e convidados – e outras três Mesas compostas por mediadores, debatedores e painelistas. O objetivo do Workshop é trazer experiências bem-sucedidas para subsidiar a tomada de decisão do Conselho Gestor do Polo BioAmazonas para a implementação de metas do Projeto, que vão contribuir, por exemplo, com a proposta de inserir cinco fitoterápicos amazônicos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma das metas é a construção de uma plataforma digital com inteligência técnico-científica e de mercado, capaz de transformar o banco de dados Bionorte http://bancodedados.bionorte.org.br/ em  uma  plataforma  que integre  múltiplas plataformas  governamentais,  gere  informações  e  viabilize  a  implementação  de  um Sistema  de  Inteligência  do  Polo  BioAmazonas.

A outra meta do Conselho Gestor é a construção de um sistema de rastreabilidade baseado em tecnologia MESH (tecnologia de redes sem fio, que utiliza uma topologia de malha) e DNA BarCode (um código de barras genético) para a cadeia de plantas bioativas da Amazônia. A ideia é implantar um sistema  piloto  de  sensoriamento remoto baseado nessas tecnologias para a identificação dos produtores e  extrativistas  e  rastreamento  de  plantas  bioativas  da biodiversidade  amazônica.

O evento, coordenado pela analista de C&T Nadja Maria Lepsch da Cunha Nascimento (Inpa/Copes) juntamente com servidores da UEA, do CBA e da Ufam, contará com a participação como debatedores  do coordenador geral de pesquisas do Inpa, Jorge Porto, e do coordenador substituto de Ações Estratégicas do Inpa, o analista de C&T José Laurindo Campos. Eles participarão da Mesa 1 (dia 07/12, às 14 de Manaus), intitulada Sistemas/redes de informação e experiências de apoio à construção de grandes bancos de dados, plataformas e portais digitais e sistemas de rastreabilidade.

Saiba Mais

Polo BioAmazonas/Rota da Biodiversidade objetiva a geração de  emprego  e  renda,  em especial para  povos  indígenas, comunidades  tradicionais,  extrativistas  e  agricultura  familiar, além do estímulo  à inovação  e  ao  desenvolvimento  tecnológico  no  setor  farmacêutico,  a  partir  de  uma  rede  de cooperação  entre  setor  produtivo,  poder  público,  Instituições  de  Ciência  e Tecnologia,  empresas  públicas  e  privadas.

PROGRAMAÇÃO

07/12 – 14h (Manaus); 15h (Brasília)

ABERTURA:

Coordenação: Tatiana Schor – SECTI/SEDECTI.

Participantes:  Adriana  Melo  Alves  –  DDRU/SMDRU/MDR;  Bruno  Cesar  Prodoscimi  Nunes  –  CGBE/DEPPD/SEFAE/MCTIC;  Tarcila Portugal –  CGEXT/DEPROD/SAF/MAPA;  Fábio  Brasiliano  Da  Silva  –  DPG/SBio/MMA;  André  Carvalho  de  Azevedo  Carioca  – DPAP/SUDAM.

Link para Assistir: https://youtu.be/PRyb6aX__Ls     

07/12 – 15:15h (Manaus); 16:15h (Brasília)

Mesa 1 – Sistemas/redes de informação e experiências de apoio à construção de grandes bancos de  dados, plataformas e portais digitais e sistemas de rastreabilidade.

Moderador: Jair Max Furtunato Maia (UEA/CGPBioAM)

Redator: Nadja Lepsch Cunha (INPA)

Debatedores:  Jorge  I.  Rebelo  Porto  (INPA/CGPBioAM);  José  Laurindo  C.  dos  Santos (INPA); Altigran Soares da Silva (UFAM)

Palestrantes:  Fabio  A.  Machado  Porto  (COMAC/LNCC);  Eduardo  C.  Dalcin  (IP/JBRJ);  Thais H. M. de Almeida (Santos Lab).

Link para Assistir: https://youtu.be/PRyb6aX__Ls

09/12 – 14h (Manaus); 15h (Brasília)

Sistemas/redes de informação e experiências de apoio à construção de grandes bancos de  dados, plataformas e portais digitais e sistemas de rastreabilidade – II.

Moderador: Waltair Vieira Machado (UFAM/CGPBioAM)

Redator: Olinda Maria Figueira Canhoto (CBA/CGPBioAM)

Debatedores:  Jair Max Furtunato Maia  (UEA/CGPBioAM); Alex Christian Kamber (MDR/ CGPBioAM); André Luiz C. Carvalho (UFAM)

Palestrantes:  Dora  A.  Lange  Canhos  (CRIA);  Rui  Oliveira  Macedo  (IPEFarM/UFPB);  Nichollas Rennah A. Almeida (UFERSA); Marilia Valli (IFSC/USP).

Link para Assistir: https://youtu.be/GbpJMzVg4xk

11/12 – 14h (Manaus); 15h (Brasília)

Sistemas/redes de informação e experiências de apoio à construção de grandes bancos de  dados, plataformas e portais digitais e sistemas de rastreabilidade – III.

Moderador: Nadja Lepsch Cunha (INPA/CGPBioAM)

Redator: Jair Max Furtunato Maia – UEA/CGPBioAM.

Debatedores:  Waltair  V.  Machado  (UFAM/CGPBioAM);  Raimundo  Correa  de  Oliveira (UEA), Olinda Maria Figueira Canhoto – CBA/CGPBioAM.

Palestrantes:  Ana Claúdia Torres  Gonçalves  (Instituto  Mamirauá);  Cláudia  Sampaio  de  Andrade Lima (ITCBio/UFPE); Marcos Allan Leite dos Reis (UFPA).

Link para Assistir: https://youtu.be/TVYMRFeONxA

Da Redação – Inpa

Um comentário em “Workshop focado em cadeia produtiva de fitoterápicos do Polo BioAmazonas acontece nos dias 7, 9 e 11 de dezembro”

  1. INFELIZMENTE A LIVE É FECHADA (APENAS PARA OS INSCRITOS), QUANDO DEVEIRIA SER ABERTA AO PÚBLICO INTERESSADO. NOTA ZERO.

    * A equipe do ECOAMAZÔNIA esclarece que o conteúdo e opiniões expressas nos COMENTÁRIOS são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião deste ‘site”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*