UNODC busca parceria com Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônica

Representantes do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) visitaram no último dia 15 de dezembro o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia. O objetivo é desenvolver parceria para combater ilícitos como o cultivo e tráfico de drogas, o garimpo e o desmatamento ilegais na fronteira amazônica.

Equipe do UNDOC reúne-se com Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia Foto | Ministério da Defesa

Na reunião, o oficial de programa regional do UNODC, Alexander Walsh, apresentou o Programa de Assistência para Reduzir o Desmatamento de Florestas Tropicais (LEAP, na sigla em inglês), realizado em parceria entre o UNODC, a INTERPOL e o Centro Norueguês de Análise Global.

A diretora do UNODC no Brasil, Elena Abbati, ressaltou a importância de um trabalho conjunto para combater o desmatamento ilegal e crimes conexos, considerando a atuação do Grupo de Integração para Proteção da Amazônia. “O Centro Gestor é conhecido internacionalmente. É muito interessante o apoio que poderia dar ao LEAP utilizando a experiência no papel de coordenação de diferentes instituições”, disse.

“Temos um momento muito propício agora, a começar pela criação do Grupo de Integração.  O Centro tem muito a ensinar e é uma via de mão dupla”, afirmou o coordenador da Unidade de Estado de Direito do UNODC, Nivio Nascimento.

PUBLICADO EM:     ONU NAÇÕES UNIDAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *