Inpa apresenta projeto Ieté no I Encontro de Empreendedorismo e Inovação da Amazônia

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) apresentará o Projeto Ieté no I Encontro de Empreendedorismo e Inovação da Amazônia, que acontecerá nesta quarta e quinta-feira (2 e 3), no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), no Distrito Industrial.

Projeto desenvolvido em parceria com a Samsung montará no estande uma estação meteorológica funcionando em tempo real

Desenvolvido em parceria com a Samsung, o projeto Ieté tem como objetivo a instalação de uma Rede de monitoramento ambiental na bacia hidrográfica do Educandos.

Promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o evento reunirá institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) e startups locais. No Inpa, o Ieté é o único projeto de P&D, com recursos aprovados pela Lei de Informática.

 “Vamos levar para o nosso estande uma estação meteorológica funcionando em tempo real mostrando variáveis atmosféricas como temperatura e umidade do ar, além de banners e encartes do projeto”, contou o pesquisador e  coordenador do projeto Ieté, o geólogo Marcio Silva, vinculado à Coordenação de Dinâmica Ambiental (Codam/Inpa).

A estação meteorológica é um conjunto de instrumentos ou sensores que coletam dados para análise do tempo meteorológico. Os sensores registram a temperatura do ar, velocidade e direção do vento, umidade do ar, radiação solar, chuva, pressão atmosférica entre outras variáveis.

“Queremos mostrar ao público o papel e a importância de uma rede monitoramento meteorológico em uma bacia hidrológica urbana”, destacou o pesquisador do Inpa, o meteorologista Luiz Cândido, que é o subcoordenador de meteorologia do Ieté.

Iniciado em meados de 2019, o projeto se estenderá até 2023. O Ieté (água verdadeira” em Tupi) conta com uma equipe composta por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.

O evento é aberto ao público e as inscrições podem feitas por meio da plataforma de eventos Sympla. Na quarta-feira, o público em geral poderá conferir os estandes entre 17h e 20h, e na quinta-feira a partir das 14h, incluindo as palestras com duração de quinze a trinta minutos.

Legenda: Estação meteorológica do projeto IETE instalada no Ifam, no Distrito Industrial, em Manaus-AM.

Da Redação – Inpa

Banner – Flávio Rosas – Coeti Inpa     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *