Etnodesenvolvimento é tema de reunião entre a Funai e indígenas Kayapó

A promoção de atividades sustentáveis em Terras Indígenas foi tema de uma reunião na terça-feira (08), em Brasília, entre representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), e lideranças da etnia Kayapó, do estado do Mato Grosso.

Na ocasião, os indígenas manifestam a intenção de desenvolver projetos de manejo florestal em Terras Indígenas. Clique aqui para ver os depoimentos em vídeo.

As demandas foram recebidas pelo assessor de Estudos e Pesquisas da Presidência da Funai, Cláudio Badaró, e pelo coordenador-geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento, Juan Negret Scalia.

Segundo eles, há várias possibilidades de projetos a serem desenvolvidos. Quanto ao manejo florestal, a Funai tem o entendimento jurídico que indica a constitucionalidade e legalidade do manejo florestal em Terras Indígenas, porém, é necessário uma regulação específica junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o que ainda está em fase de tratativas iniciais.

A promoção de atividades sustentáveis em Terras Indígenas está entre as prioridades da Funai. Recentemente, a fundação anunciou a compra de 40 tratores e 45 plantadeiras, entre outros equipamentos agrícolas, para fomentar a produção nesses territórios.

A intenção é contribuir para a garantia da segurança alimentar e geração de renda nas aldeias, respeitando a autonomia e a vontade de cada etnia.

Assessoria de Comunicação / Funai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *