Com apoio da Funai, turismo sustentável do povo Cinta Larga avança em Rondônia

A Fundação Nacional do Índio (Funai), por meio da sua unidade em Cacoal (RO), começa a articular o apoio a projetos de turismo sustentável em Terras Indígenas no estado de Rondônia.

Servidores da Funai durante a reunião com lideranças do povo Cinta Larga e representantes do governo de Rondônia

Em reunião com representantes da etnia Cinta Larga e do governo rondoniense, servidores da fundação debateram a implantação de projetos de pesca esportiva na Terra Indígena Roosevelt.

Na reunião realizada no dia 17/11, os participantes também abordaram outras iniciativas da Associação Paatjamah, como o turismo de aventura e o turismo histórico. Em 1914 o território indígena do povo Cinta Larga recebera a visita da expedição do ex-presidente norte-americano, Theodore Roosevelt, a convite do Marechal Cândido Rondon, importante sertanista brasileiro que havia presidido o Conselho Nacional de Proteção ao Índio em 1939.

O superintendente Estadual de Turismo, Gilvan Pereira Júnior, sinalizou positivamente o apoio à agenda de turismo nas Terras Indígenas, desde que em observância aos protocolos de consulta e anuência das comunidades indígenas para a elaboração adequada dos Planos de Visitação, relata a coordenadora regional da Funai, Lílian Félix Borges.

“Incentivar os povos indígenas a explorar o potencial turístico das terras indígenas é importante para que estes povos possam retirar seu sustento de maneira a preservar sua terra e suas belezas. A atividade turística também pode conscientizar os não indígenas sobre a importância da manutenção do território, dos usos e costumes indígenas”, afirma Lílian.

Participaram da reunião realizada no Centro Político Administrativo (CPA), na capital Porto Velho, o superintendente de Turismo do Governo de Rondônia, Gilvan Pereira Júnior, e a coordenadora geral do Turismo do governo do estado, Lidiane Bandeira; a coordenadora regional substituta da unidade da Funai em Cacoal, Lílian Félix Borges, os servidores da Funai, Paulo Joel Batista Xavier e Michael Mesquita; e os representantes da Associação Patjamaaj, Oita Cinta Larga, Valdemar Cinta Larga, Lucas Cinta Larga e Celso Cinta Larga.


Assessoria de Comunicação / Funai
com informações da Coordenação Regional Cacoal   

VER MAIS EM:

Expedição Centenária Roosevelt-Rondon | Ecoamazônia (ecoamazonia.org.br)     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *