Terrabrasilis – Plataforma de dados geográficos

Novas Informações Disponíveis no portal TerraBrasilis.

O INPE, visando o aprimoramento contínuo de seus produtos através das pesquisas realizadas, e atendendo as demandas do Governo Federal lança um novo painel de informações que relaciona as localizações dos focos de calor em vegetação mapeados pelo projeto Queimadas e dos dados de desmatamento produzidos pelos projetos PRODES e DETER para a região da Amazônia Legal Brasileira.

Tal produto considera a relação entre o processo de fogo em vegetação e desmatamento e está disponível a partir de hoje (16/11/2020) no portal TerraBrasilis.

São considerados como Desmatamentos Recentes aqueles que foram mapeados pelo PRODES nos últimos dois anos de referência. Por exemplo, em 2020, estes consideram os anos PRODES de 2018 e de 2019, com adição das áreas de alerta de desmatamento mapeadas pelo DETER no período posterior ao último dado PRODES disponível. São considerados como Desmatamento Consolidado as áreas desmatadas e medidas pelo PRODES em período anterior aos dois anos referência do PRODES.

Na data atual, estes correspondem aos polígonos de desmatamento do PRODES mapeados entre 1988 e 2017. O painel apresenta o total número de focos de calor em cada uma destas classes.

Os dados de calor também são relacionados com tamanho das propriedades rurais cadastradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), que estão estratificadas em Grande (maiores que 15 módulos fiscais), Média (entre 4 e 15 módulos fiscais) e Pequena (menores que 4 módulos fiscais).

As informações são apresentadas por mês, de acordo com o ano de referência do PRODES e serão atualizadas mensalmente. O link para esse novo painel é:

Dashboard de focos x desmatamento x CAR

Em caso de dúvida consulte o suporte a essa ferramenta por meio do email terrabrasilis@inpe.br

PUBLICADO EM:    INPE MCTI

Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.