Seminário Sesc Etnicidades coloca em debate questões étnicas e raciais

Dar maior visibilidade às discussões sobre a ampliação da representatividade de negros e indígenas no Brasil é a proposta do Seminário Sesc Etnicidades.

O evento, que marca o lançamento do projeto Identidades Brasilis, ocorre de forma virtual segunda-feira (30) e terça-feira (1). Na programação, serão discutidos temas como o racismo estrutural, a inserção da temática indígena nos currículos escolares, as ações de resistência dos povos indígenas em meio à pandemia da Covid-19, como a arte e a cultura têm contribuído por meio da mediação cultural, novas formas de interlocução com os saberes e as produções artísticas dos dois grupos étnicos. .

O projeto Identidades Brasilis tem por propósito valorizar e fortalecer as culturas indígena e negra por meio de programações artísticas, educativas e culturais do Sesc em todo o país.  As ações serão desenvolvidas a partir dos temas Arte e Cultura, Memórias, Histórias e Patrimônios, Modos de vida e Políticas Sociais.

Participam do Seminário Sesc Etnicidades nomes de destaque da cultura indígena e negra: a Doutora em Literatura Comparada pela UERJ e pesquisadora das narrativas de mulheres negras, professora Fernanda Felisberto; o Mestre em Sociologia e Doutor em Educação pela UFMG, Rodrigo Ednilson; , a Doutora em Educação e pesquisadora Rita Potyguara; e o escritor, professor e ativista do movimento indígena, Edson Kayapó. A transmissão será pelo canal da instituição no YouTube (youtube.com/SescBrasil), a partir das 14h, no dia 30/11.


Programação

30/11/2020

14h – Abertura: Carlos Artexes, Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc

14h30 – Painel: “Quando eu penso no futuro, não esqueço o meu passado: diálogos entre arte, cultura e educação”: Hilana Bernardo (Sesc Rio Grande do Norte) e Leonardo Borges (Sesc São Paulo). O painel apresenta ações afirmativas promovidas pelo Sesc.

16h30 – Mesa de Debate e Lançamento de Publicação: “Cultura Africana e Afro-brasileira: conquistas e desafios na/para contemporaneidade” com os convidados Fernanda Felisberto e Rodrigo Ednilson. A mesa discutirá questões étnicos raciais que inspiraram a publicação da série “Educação em Rede – Volume 6 – Cultura afro-brasileira e africana no Sesc: possibilidades e desafios”, sobre a implementação das ações afirmativas no Brasil.

1/12/2020

14h – Abertura – Lúcia Prado – Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc

14h30 – Painel: “Quando eu penso no futuro, não esqueço o meu passado: diálogos entre arte, cultura e educação”: Aliã Waimira (Sesc Piauí) Betânia Avelar (Sesc Rondônia). O painel apresenta as ações afirmativas promovidas pelo Sesc.

16h30 – Mesa de Debate e Lançamento de Publicação: “Cosmologias e Culturas Indígenas: ideias para adiar o fim do mundo” com os convidados Rita Potyguara e Edson Kayapó. A mesa debaterá questões educativas e culturais relacionadas aos povos indígenas e como elas se articulam com suas manifestações políticas e de resistência.

PUBLICADO EM:     SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *