PF combate extração de minério ilegal e trabalho escravo no sudeste do Pará

Operação Napuru prende pessoas em flagrante e resgata aproximadamente 40 trabalhadores

Foto: Polícia Federal – DPF

Belém/PA – A Polícia Federal deflagrou, na sexta-feira (20/11), a Operação Napuru, com o objetivo de combater a extração de minério ilegal e trabalho escravo no sudeste do Pará.

Foto: Polícia Federal – DPF

Participaram da deflagração 42 policiais federais, para dar cumprimento a nove mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pela Subseção Judiciária da Justiça Federal em Redenção/PA. O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) também acompanharam as ações.

Foto: Polícia Federal – DPF

Durante a ação, duas pessoas foram presas em flagrante, sete áreas de garimpos clandestinos foram desativadas, além da apreensão de mais de R$ 97 mil em espécie, dois quilogramas de ouro, avaliadas em aproximadamente R$ 600 mil, 11 retroescavadeiras (máquinas de alto valor agregado), um caminhão caçamba, bombas de água e apetrechos de garimpo.

Foto: Polícia Federal – DPF

Os maquinários apreendidos foram removidos das áreas de garimpo e transportados para depósitos designados pela Polícia Federal.

Foto: Polícia Federal – DPF

Aproximadamente 40 trabalhadores, que viviam no garimpo em regime análogo à escravidão, foram resgatados.

Foto: Polícia Federal – DPF

O êxito da operação só foi possível porque a Polícia Federal passou a contar, desde o início de setembro desse ano, com ferramenta incorporada pelo Programa Brasil M.A.I.S, que fornece imagens de satélites de alta resolução das áreas afetadas pela atividade ilegal. O dano ambiental ainda será quantificado pela perícia da PF.

Foto: Polícia Federal – DPF

Os crimes investigados são de usurpação de bens da União, crimes ambientais, redução à condição análoga de escravo e lavagem de dinheiro, com penas que podem alcançar 26 (vinte e seis) anos de reclusão e multas.

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará – DPF – POLÍCIA FEDERAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *