Operação “Ágata Norte”: drogas, armamentos, madeiras e embarcações irregulares são apreendidos no Pará e no Amapá

A Marinha, em conjunto com Exército, Força Aérea e 16 órgãos estaduais, federais e agências de segurança pública e ambientais, realizou, no período de 22 de outubro a 2 de novembro, a Operação “Ágata Norte”, nos estados do Pará e Amapá.

Foram apreendidas embarcações transportando cerca de 500 toras e 2.500 estacas de madeira sem documentação legal – MARINHA DO BRASIL

Durante a operação, foram realizadas ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e ambientais, de prevenção, conscientização e combate à Covid-19 e de assistência hospitalar.

Na ocasião, o trabalho interagências resultou na apreensão de drogas, armamentos, minério, madeiras e embarcações ilegais, além de colaborar para aumentar a presença das Forças Armadas e do Estado na região amazônica, dividida em cinco polos de atuação: Santana-Macapá-Oiapoque, Xingu-Jari, Belém-Tocantins, Estreitos e Santarém-Tapajós-Trombetas.

Aeronave do Comando de Operações Aeroespaciais em atuação na Amazônia – MARINHA DO BRASIL

Durante a “Ágata Norte”, também foram executadas atividades complementares à Operação “Verde Brasil II”, com emprego de 4.400 militares, e cerca de 200 meios navais, terrestres e aéreos. O Comando do 4º Distrito Naval, do Comando Militar do Norte e da Ala 9 atuaram com as unidades operativas do Comando de Operações Aeroespaciais, do Comando em Chefe da Esquadra, da Força de Fuzileiros da Esquadra, da 22ª Brigada de Infantaria de Selva e dos Comandos dos 3º e 9º Distritos Navais.

As quase duas semanas de Operação resultaram em: mais de 2.600 embarcações abordadas durante inspeções e patrulhas navais; erradicação e incineração de três mil pés de maconha, em Ipixuna (PA); apreensão de 146 mil toneladas de manganês, em Vila do Conde (PA), de 122 pneus com nota fiscal irregular, em Óbidos (PA), e de 12 armas, 865 munições ilegais e ouro no Amapá; ações simultâneas de defesa de portos em Santarém (PA), Mirituba (PA), Macapá (AP) e Santana (AP); e apreensão de embarcações transportando cerca de 500 toras e 2.500 estacas de madeira sem documentação legal, no Pará.

Ainda durante a Operação “Ágata Norte”, ocorreu pela primeira vez treinamento militar envolvendo Navio da Esquadra, caças e helicópteros da Marinha e Carros Lagarta Anfíbios em ação conjunta em praia ribeirinha, em Outeiro, em Belém (PA). No campo social, foi realizada uma Ação Cívico-Social, em Breves (PA), com mais de 800 atendimentos médicos e odontológicos e 23 mil medicamentos distribuídos gratuitamente.

PUBLICADO EM:           MARINHA DO BRASIL   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *