Nova interrupção de energia está sendo investigada

Nos próximos dias, o sistema terá um acréscimo com a instalação dos geradores que chegaram em Macapá

Transformador foi transportado de Laranjal do Jari (AP) para a capital do Amapá e chegou ao Porto de Santana – Foto: Ministério de Minas e Energia

Em relação aos eventos ocorridos na noite dessa terça-feira (17), no Amapá, o Ministério de Minas e Energia esclarece que o fornecimento de energia elétrica apresentou instabilidade, com desligamento e interrupção de 183 MW de cargas às 20h27, em virtude do desligamento automático do transformador da subestação de Macapá e da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes.

No processo de retomada do fornecimento de energia, houve dois novos desligamentos ocorridos às 21h03 e 21h20. Às 21h26, iniciou-se, novamente, a recomposição gradual do sistema e o fornecimento de energia ao estado foi recuperado com sucesso e se encontra no patamar de 80% da capacidade, mesmo cenário apresentado antes da ocorrência. As causas do ocorrido estão sendo investigadas.

Acréscimo de geração de energia

Nos próximos dias, o sistema de energia elétrica terá um acréscimo de geração com a instalação dos geradores que chegaram em Macapá. Além desses geradores, um transformador foi transportado de Laranjal do Jari (AP) para a capital do Amapá e chegou ao Porto de Santana.

O Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, está empenhando todos os esforços para a recomposição do fornecimento de energia elétrica para todos os consumidores do Amapá. As razões para os desligamentos estão sendo verificadas e a apuração de responsabilidades será feita, com todo o rigor, pelos órgãos competentes.

Com informações do Ministério de Minas e Energia

PUBLICADO EM:   GOVERNO DO BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *