KC-390 Millennium transporta 14 toneladas de equipamentos para o Amapá (AP)

A aeronave decolou da Ala 2, em Anápolis (GO), e realizou carregamentos na Ala 1, em Brasília (DF), e na Ala 8, em Manaus (MN), antes de seguir para Macapá (AP)

Neste sábado (07), uma aeronave multimissão KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, transportou mais de 14 toneladas de equipamentos para Amapá (AP). A população do estado está sem o fornecimento de energia elétrica desde a última terça-feira, dia 3 de novembro, após incêndio em uma subestação.

O FAB 2854 decolou da Ala 2, em Anápolis (GO), às 13h10 (horário de Brasília), com destino a Ala 1, em Brasília (DF), onde pousou às 13h30, para carregamento e transporte de 1.200 unidades de baterias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que serão utilizadas nas urnas para as Eleições 2020, totalizando 2,68 toneladas. A decolagem da Ala 1 foi às 17h55 e o pouso na Ala 8, em Manaus (MN), às 21h, quando dois geradores, com total de 11,4 toneladas, foram carregados. A aeronave pousou em Macapá (AP) às 00h40 deste domingo (08).

O piloto do KC-390 Millennium, Capitão Aviador Anderson Dias Santiago, comentou a atuação na missão. “É muito importante prestar este apoio e saber que a Força Aérea, nas asas do KC-390 Millennium, pode transportar parte da solução dos problemas que afetam o estado. Assim, comprova também a pronta-resposta para atendimentos das necessidades da Nação”, disse o Oficial.

A Operação Amapá foi designada pelo Ministério da Defesa e é coordenada pelo Ministério de Minas e Energia. Para reduzir os impactos da falta de energia elétrica, o Gabinete de Crise do Governo Federal acionou o Comando da Aeronáutica (COMAER) para prestar o apoio necessário. A previsão é que sejam transportadas, aproximadamente 51 toneladas de materiais e equipamentos.

Fotos: Ala 1, Ala 8 e Sargento Galardo/DTCEA-MQ

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Coronel Denys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *