Ibama desarticula garimpos clandestinos de ouro na região de Natividade/TO

Palmas (06/11/2020) – Na última semana, o Ibama realizou a operação “Pedra Santa” que desarticulou dois garimpos que exploravam ouro ilegalmente. A atividade ocorreu nas proximidades do município de Natividade, região sudeste do Tocantins (TO), e teve o apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do estado.

– Foto:Wallace Lopes – Ibama

Informações apuradas pelo Núcleo de Inteligência do Ibama/TO apontaram possível aumento em atividades ilícitas de garimpo incentivado pela alta histórica do preço do ouro: em janeiro de 2020 o grama custava em torno de R$ 200,00, a mesma quantidade custa hoje R$ 353,29. O metal é considerado investimento seguro em tempos de crise.

Segundo fiscais do Ibama, um dos garimpos foi encontrado com mais de trinta garimpeiros trabalhando em situação degradante, sem condições mínimas de segurança e saúde. No segundo, um candidato ao cargo de vereador de Natividade foi identificado como chefe.

Até o momento, a operação resultou na aplicação de mais de 500 mil reais em multas e apreensão de duas escavadeiras hidráulicas, de uma pá carregadeira, de três caminhões, de três motores estacionários, de dois geradores de energia, de quatro motobombas, de uma motosserra e de 6,3 kg de mercúrio, metal que, mesmo em pequenas quantidades, é considerado altamente tóxico e uma ameaça à saúde pública e aos ecossistemas.

O Ministério Público Federal será acionado para a responsabilização criminal dos envolvidos e para abertura de Ação Civil Pública de reparação dos danos ambientais provocados.

Superintendência do Ibama em Tocantins
Assessoria de Comunicação do Ibama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *