Governo Federal reforça atendimento para indígenas do DSEI Guamá-Tocantins

A 18ª Missão Interministerial de Combate à Covid-19 desembarca em aldeias do noroeste do Pará, nesta segunda-feira (23), levando insumos médicos e atendimento para a população indígena

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), e Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, realizam mais uma missão de enfrentamento à Covid-19 para a população indígena do Polo Base Oriximiná, do Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá-Tocantins (DSEI GUATOC). O objetivo da ação é levar suprimentos e atendimentos de saúde com médicos generalistas, pediatras, ginecologistas e infectologista. A medida evita a necessidade de deslocamento dos indígenas até às cidades para atendimento com especialistas durante a pandemia.

A SESAI levará mais de 31 mil itens de suprimentos entre medicamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para apoiar os profissionais de saúde do DSEI GUATOC que atuam na região. A população indígena do Polo Base Oriximiná é a segunda maior do DSEI com 2,4 mil indígenas. As aldeias estão em meio à selva amazônica, em locais de difícil acesso, onde só é possível chegar de helicóptero ou avião. Em alguns locais, o acesso fluvial só é possível durante o período de cheia dos rios, com viagens que podem durar até quatro dias de barco.

O Ministério da Defesa enviará 26 profissionais de saúde das Forças Armadas entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de veterinários para realizar o controle de zoonoses nas aldeias. A Defesa também apoiará toda a logística da missão com o transporte dos suprimentos e das equipes de saúde. No total, são 11 etnias na região, em 21 aldeias dispersas entre a Bacia do Rio Trombetas até às proximidades das fronteiras do Brasil com a Guiana e Suriname.

Os atendimentos serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde Indígena, escolas indígenas e em tendas montadas pelas Forças Armadas, em dez aldeias, para atender a população local e de aldeias vizinhas. A triagem dos pacientes está sendo realizada pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena do DSEI GUATOC que atua periodicamente na região.

Na área do Polo Base de Oriximiná habitam os povos das etnias Kahyana, Kaxuyana, Hixkaryana, Tiriyó, Txikiyana, Tunayana, Xerew e Wai-wai dispersos em aldeias das Terras Indígenas Nhamundá-Mapuera, Trombetas-Mapuera e Kaxuyana-Tunayana. Para proteger os indígenas da contaminação pela Covid-19, todos os profissionais e integrantes da missão passam por triagem médica e somente embarcam com apresentação do teste RT-qPCR negativo para Covid-19. Os atendimentos serão realizados com o uso obrigatório de Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Por Karina Borges, com informações da SESAI

Ministério da Saúde

Governo Federal reforça atendimento para indígenas do DSEI Guamá-Tocantins — Português (Brasil) (www.gov.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *