Equipe de Saúde Volante da SESAI leva reforço de saúde ao DSEI Kayapó do Mato Grosso

A Equipe de Saúde Volante da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, leva reforço de atendimentos ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kayapó do Mato Grosso, no período de 15 a 23 de novembro.

Trata-se de mais uma missão da Operação de Combate à Covid-19 da SESAI para realizar diagnóstico da COVID-19 em áreas indígenas e levar mais atendimentos de saúde para as aldeias durante a pandemia.

O DSEI Kayapó do Mato Grosso tem uma população de aproximadamente 5 mil indígenas de 12 etnias. A SESAI enviou mais de 27 mil itens de suprimentos entre medicamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para a ação que atenderá as aldeias dos Polos Bases de Colíder, Juara e Peixoto de Azevedo. A Equipe de Saúde Volante é composta por um médico clínico geral, três enfermeiros e três técnicos de enfermagem e percorrerá a região por via terrestre e fluvial com o apoio do Distrito.

Os atendimentos são realizados nas Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI) e Unidade de Atenção Primária Indígena (UAPI) pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI). O DSEI enviou mais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes indígenas de saúde (AIS) e de Saneamento Ambiental (AISAN) para somar esforços à missão. Além disso, a Equipe de Reposta Rápida percorre o Distrito para testar, diagnosticar e orientar a população em relação à COVID-19.

“Viemos para dar apoio às equipes de saúde que já atuam aqui, através do DSEI. Esperamos trazer uma saúde boa e de qualidade para os povos indígenas”, afirma o assessor do Controle Social da SESAI, Lúcio Flores, que acompanha a missão.

PUBLICADO EM: Notícias Sesai — Ministério da Saúde (www.gov.br)