CMA publica livro infantil sobre peixe-boi

O Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA) publicou no início do mês o livro infantil “Sou Xica – O peixe-boi da Praça do Derby”.

Capa do livro

O livrinho infantil conta, de forma lúdica, a trajetória de vida do peixe-boi mais famoso do Brasil: Xica, uma fêmea, que fez com que o país conhecesse a espécie e ainda deu de presente aos brasileiros o primeiro filhote de peixe-boi-marinho nascido em cativeiro.

A publicação do livro faz parte das comemorações dos 40 anos de criação do CMA.

Xica divulgou sua espécie e trouxe esperança para conservação e sobrevivência de animais que não eram mais conhecidos no país quando ela nasceu. Os pesquisadores, à época, acreditavam que o peixe-marinho já estivesse sido extinto no estado de Pernambuco, quando Xica apareceu.

Ela foi capturada ainda filhote na Praia de Ponta de Pedras, município de Goiana, litoral norte de Pernambuco. O animal passou sete anos num tanque na Fazenda Tabatinga, até ser doada à Prefeitura do Recife, em 1970, e virar atração na Praça do Derby, área central de Recife.

Em 2020, Xica completaria 70 anos de idade e mais de 50 anos em cativeiro. A fêmea de peixe-boi morreu em 14/06/2015, após entrar para história como a primeira peixe-boi a ter filhote em cativeiro no Brasil.

Acesse aqui o livro 

Comunicação ICMBio

comunicacao@icmbio.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *