PF participa da Operação Ágata no Pará e apreende mais de 140 toneladas de minério manganês de origem ilegal

Belém/PA – A Polícia Federal em conjunto com Marinha do Brasil, Ibama, Agência Nacional de Mineração e Receita Federal participa da execução da Operação Ágata.
Foto: Polícia Fedeal

A ação teve por objetivo intensificar a fiscalização em rios e áreas portuárias (portos de Barcarena e  Santarém), com intuito de combater crimes ambientais, tráfico de drogas, contrabando e descaminho. A operação transcorreu durante os dias 22, 23, 24 e 25 de outubro.

A PF atuou em Barcarena, Santarém, Mosqueiro, Curralinho e São Sebastião da Boa Vista, com o objetivo de reforçar a repressão de delitos nesses locais. Ao todo 33 policiais federais participaram da ação, além de militares da Marinha, fiscais do Ibama, ANM e auditores da RFB.

O minério de manganês é considerado material essencial na fabricação de ligas metálicas, combinado especialmente com o ferro na produção de aço. No dia 23/10/2020, duas pessoas foram presas em flagrante, em empresas localizadas na retroárea do Porto de Vila do Conde, Barcarena/PA, por não possuírem documentação legal da origem lícita de minério manganês.

Já no dia 24/10/2020, mais de 146 mil toneladas de minério de manganês foram apreendidos no porto de exportações em Vila do Conde, em Barcarena, no Pará. Foi a maior apreensão no Estado. Os 186 contêineres com manganês seriam destinados a China. Todo o minério apreendido era de origem ilegal, extraídos no Pará e vendidos com notas fiscais “esquentadas” por empresas que possuem títulos autorizativos de lavra. Além do minério, houve apreensão de maquinários.

Em continuidade às ações, na data de hoje (25/10/2020), após levantamentos precisos de inteligência, houve a localização de dois plantios de maconha em área ribeirinha da zona rural do município de Ipixuna do Pará. Na ocasião, foram erradicados e incinerados 3 mil pés da planta, que equivalem a 1 tonelada da droga. Os cultivadores fugiram do local com a chegada das equipes (PF e MB).

* A Operação Ágata é uma ação conjunta das Forças Armadas Brasileiras em coordenação com outros órgãos federais e estaduais na faixa de fronteira da Amazônia para combater delitos transfronteiriços e ambientais.

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará

Contato: (91) 3214-8029 / 984222396
E-mail: cs.srpa@dpf.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *